Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16063
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFaria, Paulo Cezar dept_BR
dc.contributor.authorCosta Junior, Jose Robertopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:54Z-
dc.date.available2011-01-10pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:54Z-
dc.date.issued2010-05-31pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA JUNIOR, Jose Roberto. Atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemática. 2010. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16063-
dc.description.abstractThis study is the result of a work which approaches the Mathematics History how source of the meaning s attribution in the proportionality concept. We adopt the methodology of the source qualitative and we work with a group of teachers from instruction s public system of the fundamental and medium level from Pocinhos City Paraíba. For the data collection, we use the field notes, the questionnaire, a sequence of activities and the interview semistructured like instruments. The study had how objective to know the significates attributeds to proportionality concept through of the activity mediate from Mathematics History, besides to investigate if a approach of the nature enables modification according to this sense. The results obtaineds though the data analysis indicate that the activities bring contributions which refer to achieve objectives. On the other hand they also showed that we have a long trajectory to be trailed in the meaning of to turn the Mathematics History a subsidy effective in the teachers practice, in view of the formation absence in the knowledge area, besides the necessity of the approach adequated of the Mathematics History in the didatics books of Mathematiceng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProporcionalidadepor
dc.subjectAtribuição de significadospor
dc.subjectHistória da Matemáticapor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectProportionalityeng
dc.subjectSignificates attributedseng
dc.subjectMathematics history and Education mathematicseng
dc.titleAtribuição de significado ao conceito de proporcionalidade: contribuições da história da matemáticapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2539297740047254por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3630521378837174por
dc.contributor.referees1Fossa, John Andrewpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2466525106349625por
dc.contributor.referees2Mendes, Iran Abreupt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8por
dc.contributor.referees3Baroni, Rosa Lucia Sverzutpt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3641041943819764por
dc.description.resumoEste estudo é o resultado de um trabalho que aborda a História da Matemática como fonte de atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade. Adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa e trabalhamos com um grupo de professores da rede pública de ensino dos níveis fundamental e médio da cidade de Pocinhos - PB. Para a coleta de dados utilizamos as notas de campo, o questionário, uma sequência de atividades e a entrevista semiestruturada como instrumentos. O estudo teve como objetivo conhecer os significados atribuídos ao conceito de proporcionalidade por meio de atividades mediadas pela História da Matemática, bem como averiguar se uma abordagem desta natureza possibilita modificação nesse sentido. Os resultados obtidos através da análise dos dados indicaram que as atividades trouxeram contribuições no que se refere a alcançar objetivos. Por outro lado mostra, também, que existe um longo percurso a ser trilhado no sentido de tornar História da Matemática subsídio efetivo na prática desses professores, tendo em vista a falta de formação nesta área de conhecimento bem como a carência de uma abordagem adequada da História da Matemática nos livros didáticos de matemáticapor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoseRCJ_DISSERT.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.