Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16071
Título: Vídeo-aula de história da matemática: uma possibilidade didática para o ensino de matemática
Autor(es): Machado, Benedito Fialho
Orientador: Mendes, Iran Abreu
Palavras-chave: Ensino de matemática;História da matemática;Video-aulas;Informática educativa;Mathematic teaching;Mathematics history;Video classes;Educational computer technology
Data do documento: 25-Jan-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MACHADO, Benedito Fialho. Vídeo-aula de história da matemática: uma possibilidade didática para o ensino de matemática. 2011. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: Neste trabalho, discorremos sobre a possibilidade da produção e do uso de vídeo-aulas de história da matemática por professores do ensino Fundamental e Médio como forma de contribuir para o desenvolvimento de suas aulas. Nosso objetivo é dar a esses professores de matemática uma opção de conectarem os aspectos sociais, científicos, conceituais e didáticos dos tópicos matemáticos ensinados aos seus alunos, tomando como base a presença da matemática na história humana. Assim, consideramos possível que os professores e seus alunos relacionem a matemática às outras ciências, à cultura e à educação, e reflitam acerca das diversas formas de representações e padrões de organização da natureza e da cultura, habilitando-se a observar e interpretar situações que envolvam questões matemáticas, associadas aos diversos meios de comunicação e informação de nosso tempo. Para realizar nosso trabalho, buscamos alguns estudos histórico-epistemológicos já realizados por outros pesquisadores em história da matemática com vistas à elaboração das vídeo-aulas. Além disso, utilizamos as mais variadas mídias disponíveis para dar uma dinâmica construtiva às formulações matemáticas estabelecidas ao longo da história. Nesse sentido, Nos apoiamos nas diretrizes sustentadas pela informática educativa, pelas técnicas de elaboração de vídeo, bem como nas propostas de ensino de matemática por atividades e na investigação histórica defendida por Mendes (2001, 2009a, 2009b). A experimentação de validação permitiu-nos concluir que as técnicas utilizadas por nós para a produção das vídeo-aulas de história da matemática mostraram-se válidas e possíveis de serem executadas com um mínimo de recurso tecnológico e que elas têm eficácia de uso em sala de aula
Abstract: In this work we are disagreeing with the possibility of production and of the use of video-class for the disciplines of history of mathematics by the teachers of elementary e middle school as a way to contribute to the development of their classes. Our goal is to provide to the mathematics teachers the option of connecting social, scientific, cognitive, and didactic aspects of topics in math thoughts to their students. That shall be based in the presence of mathematics in the history of humanity. Thus, we consider possible that teachers and their students can link and relate mathematics to other sciences, education culture, and reflect about the many ways of represent them, as well as the patters of organization of nature and of culture. In this way, they shall be able to observe and interpret situations that involve mathematical questions associated to the various means of historic-epistemological studies already done by other researchers and scholars in the field of history of mathematics who works in creating video-classes. In addition to that, we can use all the available media in order to give edifying dynamics to the mathematical formulations established throughout history. In this sense, we are based and focused on the objectives, which are sustained by educational computer technology, techniques for video making, as well as mathematical teaching proposals and the historical inquiring made by Mendes (2001, 2009a, 2009b). The validating experimentation allowed us to conclude that the techniques we used in the production of the history of mathematics video-classes proved they to be valid ones. They are able to be executed with the minimum of technological resources. In addition, they have the same efficacy as far as classroom use
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16071
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BeneditoFM_DISSERT.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.