Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMorey, Bernadete Barbosapt_BR
dc.contributor.authorMacedo, Elaine Souza dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:57Z-
dc.date.available2012-04-20pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:57Z-
dc.date.issued2011-07-18pt_BR
dc.identifier.citationMACEDO, Elaine Souza de. Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16077-
dc.description.abstractThe present study aims to check whether the use of activities mediated by the History of Mathematics can contribute to improve the understanding of resolution the 2nd degree equation for teachers and undergraduates that reproduce methods of solving such equations, uncritically, without domain of the justifications for their actions. For this, we adapted a didactic sequence with activities that aims to cause a rediscovery of resolutive formula of 2nd degree equation through the method known as cut and paste. Finally, we presented the activity module containing the didactic sequence used during the study, as suggestion for use in the classroom, by the math teachereng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectHistória da Matemáticapor
dc.subjectMétodo corte e colepor
dc.subjectEquação do 2º graupor
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectHistory of Mathematicseng
dc.subjectCut and paste methodeng
dc.subject2nd degree equationeng
dc.titleUma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professorespor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8319405576026880por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7554818862651491por
dc.contributor.referees1Mendes, Iran Abreupt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8por
dc.contributor.referees2Faria, Paulo Cezar dept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3630521378837174por
dc.contributor.referees3Nobre, Sérgio Robertopt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4586329424897878por
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo verificar se o uso de atividades mediadas pela História da Matemática pode contribuir para a melhoria da compreensão da resolução da equação do 2º grau para professores e licenciandos que reproduzem métodos de resolução de tais equações, de maneira acrítica, sem o domínio das justificativas de suas ações. Para isso, adaptamos uma sequência didática com atividades que tem como propósito fazer com que haja uma redescoberta da fórmula resolutiva da equação do 2º grau através do método denominado corte e cole. Por fim, apresentamos o módulo de atividades contendo a sequência didática utilizada durante o estudo, como sugestão para uso em sala de aula, pelo professor de matemáticapor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElaineSM_DISSERT.pdf865,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.