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dc.contributor.advisorBorba, Gilvan Luizpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Anderson Luiz Pinheiro dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:58Z-
dc.date.available2013-02-08pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:58Z-
dc.date.issued2012-07-27pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Anderson Luiz Pinheiro de. Uma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTS. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16084-
dc.description.abstractThroughout its history the population of the region of Mato Grande, which includes the city of João Câmara, in Rio Grande do Norte, was subject to earthquakes. These events are caused by a geological fault, known as fault Samambaia. In the 1980s there was an intensification of this phenomenon culminating in an earthquake 5.1 on the Richter scale in the early hours of November 30, 1986, causing researchers from Brazil and other countries to shift to the region to conduct research in Seismology. During this period there was a strong interaction between scientists and local people. With the aim of studying how people experienced that moment that marked the history of the city of João Câmara, from interviews with some individuals who witnessed the incident, is that this research was developed. Taking as a theoretical approach to Science, Technology and Society (STS), aimed to thus carry the theme in a systematic way to the classroom, promoting ways to help teachers with the scientific training and guidance to students in case of occurrence of earthquakeseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCTSpor
dc.subjecthistória oralpor
dc.subjectJoão Câmarapor
dc.subjectterremotospor
dc.subjectSTSeng
dc.subjectoral historyeng
dc.subjectJoão Câmaraeng
dc.subjectearthquakeseng
dc.titleUma sequência didática a partir da temática terremotos com ênfase em CTSpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3723032966140457por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0043059721601657por
dc.contributor.referees1Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070193023615764por
dc.contributor.referees2Germano, Marcelo Gomespt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.description.resumoNo decorrer de toda sua história a população da região do Mato Grande, que inclui a cidade de João Câmara, no Rio Grande do Norte, esteve sujeita a terremotos. Esses eventos são causados por uma falha geológica, conhecida como Falha da Samambaia. Na década de 1980 houve uma intensificação desse fenômeno que culminou com um terremoto 5,1 graus na Escala Richter na madrugada de 30 de novembro de 1986, fazendo com que pesquisadores brasileiros e de outros países se deslocassem para a região no sentido de realizar pesquisas na área de Sismologia. Nesse período houve uma forte interação entre cientistas e a população local. Com o objetivo de estudar como as pessoas vivenciaram esse momento que marcou a história da cidade de João Câmara, a partir da realização de entrevistas com alguns sujeitos que presenciaram o ocorrido, é que foi desenvolvida esta pesquisa. Tomando como referencial teórico a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), objetivou-se, assim, levar o tema de forma sistematizada para a sala de aula, promovendo meios de contribuir com os professores na formação científica e orientação aos estudantes em caso de ocorrência de terremotospor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
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