Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16105
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorey, Bernadete Barbosapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Pereira do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:05:02Z-
dc.date.available2014-04-08pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:05:02Z-
dc.date.issued2013-07-24pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula Pereira do Nascimento. A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16105-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória das ciências. Trigonometria. Astronomia. Abordagem históricapor
dc.subjectTrigonometry. Astronomy. Historical sources. Use of historical sources in classroomseng
dc.titleA leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeupor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0780409450328273por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7554818862651491por
dc.contributor.referees1Garnica, Antônio Vicente Marafiotipt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5089072868644414por
dc.contributor.referees2Sousa, Giselle Costa dept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1300121866958282por
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo discutir a importância do uso de fontes históricas em uma abordagem interdisciplinar para uso em sala de aula. Essa abordagem interdisciplinar de conhecimento que nos propomos fazer envolveu noções de trigonometria, astronomia básica e as histórias desses campos, a filosofia natural, a Educação Matemática e a leitura e análise de textos antigos. A fonte histórica trabalhada aqui foi o Almagesto, de Ptolomeu, especificamente os capítulos 10 e 11 do Livro I. Os capítulos referidos tratam da construção da tabela de cordas que será a base para o mapeamento dos céus feito por Ptolomeu nos 12 livros seguintes que compõem o Almagesto. Procurou-se compreender a construção da tabela de cordas, de Ptolomeu analisando não só a produção matemática em si, mas também o contexto histórico, filosófico e as principais características astronômicas presentes na obra. Ao final foi elaborado um caderno de atividades voltado para professores formados e/ou em formação, para que esses profissionais possam se sentir motivados a utilizar a História da Matemática como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem matemáticapor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaPPNS_DISSERT.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.