Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16112
Title: Contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS para o ensino de ecologia em escola pública da educação básica
Other Titles: Contributions of a Potentially Meaningful Teaching Units - PMTU for teaching ecology in public school of basic education
Authors: Costa, Emilie Saraiva Alves da
Advisor: Costa, Ivaneide Alves Soares da
Keywords: UEPS. Ecologia. Trilha interpretativa. Aprendizagem significativa crítica;PMTU. Ecology. Interpretive trail. Meaningful learning critical
Issue Date: 25-Jul-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Emilie Saraiva Alves da. Contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa UEPS para o ensino de ecologia em escola pública da educação básica. 2013. 257 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: A pesquisa visa avaliar as contribuições de uma unidade de ensino para potencializar a aprendizagem de conteúdos ecológicos em áreas verdes da escola no ensino fundamental. O trabalho foi realizado com alunos do ensino fundamental de uma escola pública em Natal-RN. Buscou-se identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos de ecologia; elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS; avaliar a aprendizagem dos conceitos de ecologia na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; avaliar a contribuição de trilha interpretativa como estratégia de ensino para aprendizagem de conteúdos de ecologia. O levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio do pré-teste foi essencial à identificação dos subsunçores adequados e parcialmente adequados, pois serviram como âncora para posterior ampliação dos conceitos científicos contidos nesta pesquisa. As áreas verdes da escola como espaço educativo, contribuiu no aspecto motivacional, pois os alunos foram protagonistas ao longo de todo processo de ensino-aprendizagem. O Método da lembrança estimulado mostrou-se eficaz para evidenciar aprendizagem de conceitos ecológicos em trilhas interpretativas. A utilização de atividades diversificadas organizadas em uma UEPS promoveu a autonomia intelectual dos alunos e facilitou a aquisição de novos significados por meio da diferenciação progressiva; da reconciliação integrativa e consolidação dos conteúdos ecológicos e conceitos relacionados a fatores bióticos e abióticos com base nas ideias centrais do eixo temático Vida e Ambiente. O desenvolvimento de habilidades procedimentais como captar e compartilhar significados, observar, coletar e registrar dados, levantar hipóteses, capacidade de explicar, de aplicar o conhecimento para resolver situações-problema, argumentar, identificar, comparar, diferenciar e relacionar conceitos, negociar significados, refletir criticamente, sistematizar dados foi evidenciado. As atividades colaborativas promoveram a incorporação de conteúdos atitudinais como desenvolver o respeito às diferenças, saber trabalhar em equipe ao planejar, elaborar e executar em conjunto ações de cidadania e responsabilidade socioambiental. A aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa- UEPS mostrou evidências de aprendizagem significativa crítica sobre conceitos ecológicos contemplados no ensino fundamental
Abstract: The research aims to evaluate the contributions of a teaching unit to enhance the learning contents ecological green areas in elementary school. The work was conducted with elementary students in a public school in Natal-RN. We sought to identify the students´ previous knowledge about the contents of ecology, develop and implement a Potentially Meaningful Teaching Units PMTU; assess learning of ecological concepts in Teaching Unit Potentially Significant; assess the contribution of interpretative trail as strategy teaching to learning content ecology. The survey of students´ previous knowledge through the pre-test was essential to identify the appropriate subsumers and partially correct, since they served as "anchor" for further expansion of scientific concepts contained in this research. The green areas of the school as an educational, contributed the motivational aspect, as students were protagonists throughout the entire process of teaching and learning. The method of stimulated memory was effective to evidence learning ecological concepts in interpretive trails. The use of diverse activities organized on a PMTU promoted intellectual autonomy of the students and facilitated the acquisition of new meanings through progressive differentiation, and integrative reconciliation consolidation of ecological content and concepts related to biotic and abiotic factors on the basis of the central ideas thematic Life and Environment. The development of procedural skills to capture and share meanings, observe, collect and record data, hypotheses, ability to explain, to apply knowledge to solve problem situations, argue, identify, compare, differentiate and relate concepts, negotiate meanings, reflecting Critically, systematize data was evidenced. Collaborative activities promoted the incorporation of attitudinal contents as developing respect for differences, learn to work in teams to plan, develop and implement actions together for citizenship and environmental responsibility. The application of the Potentially Meaningful Teaching Units PMTU showed evidence of Critical meaningful learning ecological concepts covered in elementary school.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16112
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmilieSAC_DISSERT.pdf9,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.