Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz, Franklin Nelson dapt_BR
dc.contributor.authorNobre, Patrícia de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:05:05Z-
dc.date.available2007-12-14pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:05:05Z-
dc.date.issued2006-08-04pt_BR
dc.identifier.citationNOBRE, Patrícia de Freitas. Uma proposta metodológica do ensino da química para alunos da Zona Rural :O estudo do leite. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16118-
dc.description.abstractLa enseñanza desarrolló, así como los métodos y las técnicas de enseñar. Aquí el he/she piensa un método instrucción, en que el estudiante está más de un oyente simple: además la parte íntegra, él se llama para intervenir continuamente, mientras tocando una parte ancho, interactivo e involucrando, del contextualização del tema para ser trabajado -inclusivo, asocie día a día al his/her y contextual al programa de la disciplina de Química, hasta la manera como ese tema debe explorarse. La leche, el tema pone en correlación al origen del grupo de los estudiantes seleccionados, fue explorado, dentro de una visión sistémica, bajo el punto de vista de la composición de las propiedades de la industrialización y de la comercialización. Buscando prever los caminos de la construcción y organización del conocimiento de los estudiantes, se usó el modelo de administración mental de Antoine de La Garranderie y la teoría de aprender de Ausubel. El conocimiento de los estudiantes se supervisó antes, durante y al final de las actividades desarrolladas, práctica que permitió verificar la evolución y el nivel de asimilación conceptual de éstos con respecto al tema en el estudio. El análisis de los resultados obtenidos, después de la aplicación de una encuesta que contempla veinte asuntos, todo pertinentes al tema, demostró un nivel del uso sobre el promedio, lo que merecido la pena el método de enseñanza propuestaspa
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMétodo de ensinopor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectLeitpor
dc.subject. Visão sistêmicapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEl método instrucciónspa
dc.subjectEl estudiantespa
dc.subjectLa lechespa
dc.subjectLa visión sistémicaspa
dc.subjectAprendiendospa
dc.titleUma proposta metodológica do ensino da química para alunos da Zona Rural :O estudo do leitepor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9400532079211999por
dc.contributor.referees1Macedo, Harim Revoredo dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7784386480787292por
dc.contributor.referees2Oliveira, Otom Anselmo dept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7903084274135177por
dc.description.resumoO ensino evoluiu, assim como os métodos e as técnicas de ensinar. Aqui propõe-se um método de ensino, em que o aluno é mais que um simples ouvinte: além de parte integrante, ele é chamado continuamente a intervir, desempenhando um papel amplo, interativo e envolvente, desde a contextualização do tema a ser trabalhado inclusivo, associado ao seu dia-a-dia e contextual ao programa da disciplina de Química, até a maneira como esse tema deve ser explorado. O leite, tema correlato à origem do grupo de alunos selecionados, foi explorado, dentro de uma visão sistêmica, sob os pontos de vista da composição das propriedades da industrialização e da comercialização. Visando antever as vias de construção e organização de conhecimento dos alunos, utilizou-se o modelo de gestão mental de Antoine de La Garranderie e a teoria de aprendizagem de Ausubel. O conhecimento dos alunos foi monitorado antes, durante e ao final das atividades desenvolvidas, prática que permitiu verificar a evolução e o nível de assimilação conceitual destes a respeito do tema em estudo. A análise dos resultados obtidos, após a aplicação de um questionário contemplando vinte questões, todas pertinentes ao tema, demonstrou um nível de aproveitamento acima da média, o que valida o método de ensino propostopor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatriciaFN.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.