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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16185
Title: | O complemento de lugar dos verbos de movimento: implicações para o ensino de língua materna |
Authors: | Araújo, Fabiano de Carvalho |
Advisor: | Cunha, Maria Angélica Furtado da |
Keywords: | Verbos de movimento;Linguística funcional;Ensino de língua |
Issue Date: | 26-Aug-2010 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | ARAÚJO, Fabiano de Carvalho. O complemento de lugar dos verbos de movimento: implicações para o ensino de língua materna. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. |
Portuguese Abstract: | Este trabalho segue uma abordagem funcionalista da linguagem, inspirada nos trabalhos de Givón (1979, 1993), Hopper (1987) e Chafe (1979). O objetivo geral da presente dissertação é analisar o estatuto sintático-semântico dos complementos preposicionados dos verbos de ação que indicam movimento proposital da entidade representada pelo sujeito gramatical. Os dados foram retirados do Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998). Esse banco de dados é constituído de cinco tipos textuais: narrativa de experiência pessoal, narrativa recontada, descrição de local, relato de procedimento e relato de opinião. Os dados foram extraídos de quarenta textos dos estudantes da oitava série do ensino fundamental, vinte da modalidade oral e vinte da modalidade escrita. Os dados foram analisados primeiramente de acordo com sua estrutura argumental. Então, essas SPrep foram agrupados de acordo com o papel semântico que desempenham na oração e, no caso dos complementos preposicionados, que tipo de correlação eles mantêm com o núcleo do Sintagma. Além disso, examinou-se as preposições regidas pelos verbos, relacionando esse exame às prescrições feitas por lexicógrafos e gramáticos. Por fim, observou-se o grau de integração do sujeito gramatical com o verbo de movimento e entre esse e o adjunto adverbial de lugar. Em seguida dedicou-se às questões relativas ao ensino da língua materna. Os resultados das análises demonstraram que a grande maioria dos verbos de movimento pede como complemento de lugar um Sintagma Preposicional com papel semântico direcional meta e, esse complemento é tão integrado ao verbo quanto o sujeito |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16185 |
Appears in Collections: | PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem |
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