Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria das Graças Soarespt_BR
dc.contributor.authorRosa, Flávio Cesar Oliveira dapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:06:52Z-
dc.date.available2011-12-13pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:06:52Z-
dc.date.issued2011-03-18pt_BR
dc.identifier.citationROSA, Flávio Cesar Oliveira da. O discurso de outrem em retextualizações. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16203-
dc.description.abstractThis work investigates features that speakers use to introduce different voices during retextualization of a literary work. It presents events revealing different resources used, characterizing the discursive heterogeneity, recognized through various brands such as quotation marks, italics, etc. The material analyzed, ie, the corpus of this research, consists of 65 essays from the reading of a literary work - Jealous of Card, Moacyr Scliar - produced by students of the 8th year of high school while in the classroom. The data revealed that the resource most used by students was the indirect discourse, although there also occurred the use of other resources such as free indirect discourse and modalizations in fewer redactions. Notably, the autonym connotation was noted through the use of quotation marks, and the use of parentheses. The recurrence of the parentheses seem to be justified by the need to make clearer sentences that could raise questions to the reader, since the protocol request retextualization established a thirty lines of text, which would certainly limit the possibilities of expansion of the texteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGênero discursivopor
dc.subjectObra literáriapor
dc.subjectResponsabilidade enunciativapor
dc.subjectRetextualizaçãopor
dc.subjectDiscourse genreeng
dc.subjectLiterary workeng
dc.subjectEnunciative responsibilityeng
dc.subjectRetextualizationeng
dc.titleO discurso de outrem em retextualizaçõespor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6935157277571647por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9por
dc.contributor.referees1Galvão, Marise Adriana Mamedept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1829337364208280por
dc.contributor.referees2Marquesi, Sueli Cristinapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6803520489692073por
dc.description.resumoEste trabalho investiga recursos que locutores utilizam para introduzir diferentes vozes com que estruturam o discurso em retextualizações de uma obra literária. Nele, são apresentadas ocorrências que revelam diferentes recursos usados, configurando a heterogeneidade discursiva, reconhecíveis através de diversas marcas como as aspas, o itálico, etc. O material de análise, ou seja, o corpus desta pesquisa, é composto por 65 redações elaboradas em sala de aula, a partir da leitura de uma obra literária Ciumento de carteirinha, de Moacyr Scliar produzidas por alunos do 8º ano do ensino médio, constituindo-se, assim, como uma atividade de retextualização. Os dados revelaram que o recurso mais usado pelos alunos foi o discurso indireto, havendo, ainda, o uso de outros recursos como o discurso indireto livre e as modalizações, em número menor de redações. É necessário destacar que a conotação autonímica se revelou através do uso de aspas, além do uso de parênteses. A recorrência aos parênteses parece justificar-se devido à necessidade de esclarecer fragmentos que poderiam suscitar dúvidas ao leitor, visto que o protocolo de solicitação da retextualização estabelecia um texto com trinta linhas, o que certamente limitaria as possibilidades de expansão do textopor
dc.publisher.departmentLinguística Aplicada; Literatura Comparadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FlavioCOR_DISSERT.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.