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dc.contributor.advisorCosta, Marcos Antoniopt_BR
dc.contributor.authorDiniz, Emanuelle Pereira de Limapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:06:56Z-
dc.date.available2012-10-02pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:06:56Z-
dc.date.issued2012-03-16pt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Emanuelle Pereira de Lima. Processos cognitivos que operam na construção da referência: uma análise das produções textuais elaboradas na EaD - UFRN. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16228-
dc.description.abstractBeneath the theoretical assumptions of Cognitive Linguistics contemporary, we analyze the cognitive processes underlying the construction of the reference in the text. To do so, we choose as corpus the written textual productions of undergraduates at the Department of Distance Education/UFRN provided in sections of responses of presential evaluation activities and activities in the Moodle virtual ambience. These activities and texts were produced in the discipline of Reading, Interpretation and Textual Production taught in the courses of Chemistry, Physics, Mathematics, Biology and Geography we monitor during the period of 2008.1 to 2010.1. Through the analysis of discursive productions, it was evident that the construction of the reference is made by means of the activation and manipulation of information acquired through our perceptual and social experiences. Thus, we confirm the cognitive assumption that the linguistic clues available in the texts of the activities serve as guides towards cognitive domains that activate the process of building referenceeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcessos cognitivospor
dc.subjectConstrução de sentidopor
dc.subjectReferênciapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectCognitive processeseng
dc.subjectConstruction of meaningeng
dc.subjectReferenceeng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.titleProcessos cognitivos que operam na construção da referência: uma análise das produções textuais elaboradas na EaD - UFRNpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1934751055803690por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9por
dc.contributor.referees1Duque, Paulo Henriquept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0409894285408135por
dc.contributor.referees2Gerhardt, Ana Flavia Lopes Magelapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2753545864977482por
dc.description.resumoSob os pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva contemporânea, analisamos os processos cognitivos subjacentes à construção da referência no texto. Para tanto, escolhemos como corpus as produções textuais escritas de graduandos da Secretaria de Educação a Distância/UFRN dispostas nas seções de respostas das atividades avaliativas presenciais e em atividades desenvolvidas no ambiente virtual moodle. Essas atividades e textos foram produzidos na disciplina de Leitura, Interpretação e Produção Textual, ministrada nos cursos de Química, Física, Matemática, Biologia e Geografia, que monitoramos durante o período de 2008.1 a 2010.1. Através da análise das produções discursivas, ficou evidente que a construção da referência se dá por meio da ativação e manipulação de informações adquiridas através de nossas vivências perceptuais e sociais. Desse modo, ratificamos o pressuposto cognitivista de que as pistas linguísticas disponíveis nos textos das atividades funcionam como guias de sentido que ativam domínios cognitivos no processo da construção da referênciapor
dc.publisher.departmentLinguística Aplicada; Literatura Comparadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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