Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorErickson, Glenn Walterpt_BR
dc.contributor.authorCapistrano, Pablo Moreno Paivapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:07:09Z-
dc.date.available2014-12-12pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:07:09Z-
dc.date.issued2010-04-22pt_BR
dc.identifier.citationCAPISTRANO, Pablo Moreno Paiva. Na trilha do poético: um caso de angústia da influência. 2010. 175 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16321-
dc.description.abstractDiese These besteht aus der Analyse der Enteignungsverhältnisse und der Misselung, welche in den Texten der Ursprung des Kunstwerkes und die Hymnen Hölderlins vorkommen. Germanien und der Rhein sind in den 30en-Jahren letzten Jahrhunderts von Martin Heidegger verfasst worden. Ab anwendung der kritischen Methodologia von Harold Bloom und der starken Texgestaltung von Richard Rorty wird es deutlich, dass die Heideggers Lesungen der Hölderlins Poesia als ei Ersatzversuch der von Hegel entwickelte Kulturgeschichte ab deutescher Überlieferung klassicher Studien, die das tragische Erlebnis der alten Griechen als grundlegender Punkt des Westen Daseins vorbringen, verstanden werden können. So verlegt Heidegger die Aufbauachse der Entstehungserzälung des Abendlandes in Richtung Dichtkunst, indem er in seiner Wendung zum Dichterischen gleichzeitig auf der Suche nach einer abweichenden Feststellung der vorherrschaftlichen These ist, in welcher die Tragödie das grosse Antrittsereignis der westlichen Zivilisation darstellt, und darüber hinaus noch der Herstellung einer innigen Verbindung zwischen der Poesie von Hölderlin und Hesiudus, um die Enge der dichterischen Überinstimmung zu zeigen, welche die alten Griechen und die zeitegemässigen Deutschen verbrände. Dieser geistige Aufbau Heideggers hat man somit als ein überholungsversuch Hegels Einfluss und Denkungsart zur Vollendung der von Nietzsche begonnenen Überwindungsaufgabe des Hegelianismus´zu verstehendeu
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHeideggerpor
dc.subjectHegelpor
dc.subjectHölderlinpor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectHeideggerdeu
dc.subjectHegeldeu
dc.subjectHölderlin Philosophiedeu
dc.subjectDichtungdeu
dc.subjectGeshichtedeu
dc.titleNa trilha do poético: um caso de angústia da influênciapor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4190976774852728por
dc.contributor.referees1Gordon, Richard Allenpt_BR
dc.contributor.referees2Araújo, Arturo Gouveia dept_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7650852974945751por
dc.contributor.referees3Erickson, Sandra Sassetti Fernandespt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247909974583983por
dc.contributor.referees4Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas dept_BR
dc.contributor.referees4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6por
dc.description.resumoA presente tese constitui-se da analise das relações de desapropriação e desleitura presente nos textos A origem da obra de arte e os hinos de Hölderlin: Germânia e o Reno, produzidos por Martin Heidegger nos anos de 1930. A partir da aplicação da metodologia crítica de Harold Bloom e do textualismo forte de Richard Rorty torna-se evidente que as leituras que Heidegger faz da poesia de Hölderlin podem ser tomadas como uma tentativa de substituição da história da cultura desenvolvida por Hegel a partir da tradição de estudos clássicos alemã que põe a experiência trágica dos antigos Gregos como ponto fundante do Dasein ocidental. Sendo assim, ao produzir sua virada para o poético Heidegger desloca o eixo de construção da narrativa de origem do ocidente para o poético, buscando a um só tempo, estabelecer um desvio da tese hegemônica de que a Tragédia é o grande acontecimento inaugural da civilização ocidental e também construir um vínculo entre a poesia de Hölderlin e de Hesíodo, de modo a mostrar a estreiteza da identidade poética que uniria gregos antigos e alemães modernos. Essa construção intelectual de Heidegger deve desta feita, ser lida como uma tentativa de superação da influência e do pensamento de Hegel a fim de se completar a tarefa iniciada por Nietzsche de superação do hegelianismopor
dc.publisher.departmentLinguística Aplicada; Literatura Comparadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
Appears in Collections:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PabloMPC_TESE.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.