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Title: Narrativas de professores em formação sobre a didatização de podcasts para o ensino de inglês na floresta
Authors: Uchôa, José Mauro Souza
Keywords: Compreensão oral. Podcasting. Didatização. Pesquisa narrativa. Linguística sistêmico-funcional;Listening. Podcasting. Task design. Narrative inquiry. Systemic functional linguistics
Issue Date: 3-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: UCHÔA, José Mauro Souza. Narrativas de professores em formação sobre a didatização de podcasts para o ensino de inglês na floresta. 2014. 241 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Em consonância com: (1) as demandas de fluência dos participantes de um Curso de Letras/Inglês da Amazônia; (2) as necessidades da compreensão e da produção oral em língua inglesa dos professores de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) em formação inicial e (3) a minha formação continuada e o meu letramento acadêmico na condição de professor-pesquisador e formador de professores de ILE, neste estudo, com base na Pesquisa Narrativa, relato os procedimentos adotados durante a vivência em um processo de didatização de gêneros discursivos orais difundidos pela prática de podcasting, atividade oriunda do advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Neste processo, dialogo com teóricos que advogam o ensino de ILE norteado por abordagem que preceitue uma visão de linguagem como prática social, compreendendo o ensino também como uma atividade construída na interação e mediada pela linguagem. Para isso, lanço mão das noções de contexto de cultura e de contexto de situação da Linguística Sistêmico-Funcional, contemplando o conceito de gênero e de registro. Como princípio e crença que defendo, os registros dos gêneros utilizados neste estudo possuem temáticas voltadas para o contexto da floresta Amazônica, oportunizando a construção de estratégias de ensino apropriadas ao contexto local para ensino da compreensão e da produção oral pela elaboração de tarefas. Durante a vivência, com base no paradigma reflexivo de formação de professores, os participantes produziram narrativas sobre o processo que foram analisadas conforme Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001), que defendem a composição de sentidos na Pesquisa Narrativa. Ao reler e rescrever sobre as experiências vividas, elegi discutir sobre os seguintes temas revelados com maior ênfase pela escrita dos participantes: a pouca vivência em processos de didatização de gêneros orais; a relevância dos temas sobre o contexto para a formação do professor de ILE local; o trabalho colaborativo como estratégia para superar a deficiência de letramento digital, conhecimentos linguísticos e pedagógicos. Os sentidos que componho dessa vivência apontam para a mudança de paradigma que precisa ser estabelecida no ensino de ILE deste contexto e para o fazer pedagógico engajado com as questões histórico-socioculturais e o desenvolvimento das habilidades linguísticas de produção e de compreensão oral, sugerindo que as TICs devem ser implementadas progressivamente no contexto em questão durante a formação inicial do professor de ILE por meio de estratégias condizentes com as demandas de fluência e as deficiências ocasionadas pelo isolamento geográfico
Abstract: Considering the following conditions: (1) the fluency demands of students in an undergraduate program in Languages and Literatures/English in the Amazon region; (2) the listening and speaking needs of pre-service teachers of English as a Foreign Language (EFL); (3) my continuing education as a professor of EFL and my academic literacy as a teacher-researcher and pre-service-teacher trainer, this study, which is based on Narrative Inquiry, reports on a teacher experience of working didactically with oral genres through podcasting an activity that emerged with the advent of Information and Communication Technology (ICT). Through this process, I engage with some theorists who promote teaching as a process that is driven by a concept of language as social practice. Subsequently, I make use of the notions of context of culture and context of situation, derived from Systemic Functional Linguistics, as well as the concept of genre and register derived from the perspective of this theory. Based on these principles and beliefs, the Amazon region constitutes the register (situation) of the genres used in this study. These principles also provide, opportunities for building learning strategies appropriate to this local context, and also to teach listening and speaking skills from a task-based approach. During the experience, based on the reflective teacher-education model, the participants produced narratives about the process, which I then analyzed according to Ely, Vinz, Downing and Anzul (2001), who propose possibilities of composing meanings in Narrative Inquiry. Based on this perspective, I discuss the following topics, which were highly emphasized in the participants narratives: the lack of didactic activities using oral genres; the relevance of context within teacher education; and collaborative work as a strategy to overcome gaps in digital literacy, language fluency and teaching skills. The meanings I thereby compose point to a paradigm shift in English language teaching within this context. I also argue for a pedagogical practice that is engaged with historical and socio-cultural issues, and with the development of language skills, also one that promotes the implementation of ICTs at the very start of teacher training programs, adopting teaching and learning strategies that correspond to the demands of fluency in this particular context, and deficiencies imposed by geographical isolation
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16387
Appears in Collections:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

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