Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Neto, João Gomes dapt_BR
dc.contributor.authorCanan, Ana Graçapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:07:22Z-
dc.date.available2007-11-26pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:07:22Z-
dc.date.issued2007-03-30pt_BR
dc.identifier.citationCANAN, Ana Graça. Referências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2007. 159 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16398-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to approach the English literary text from the point of view of the culture and the heterogeneity of discourse in its role as a source of elements that facilitate the teaching/learning process of English as a foreign language. Several instances of discourse heterogeneity are analyzed through cultural references in the original texts of the following English novels: Jane Eyre, by Charlotte Brontë (1816-1855), published in 1847; The Mill on the Floss, by George Eliot (1819-1890), published in 1860 and Great Expectations, by Charles Dickens (1812-1870), published between 1860 and 1861. Theoretical support was sought in Kramsch, Bakhtin, Maingueneau, Authier-Revuz, Widdowson and Larsen-Freeman. Activities in English are proposed in the end whereby it can be seen that the questions at issue can be used extensively in the classroom.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReferências culturaispor
dc.subjectHeterogeneide discursivapor
dc.subjectRomancepor
dc.subjectlíngua inglesapor
dc.subjectEnsino-aprendizagem.por
dc.subjectCultural referenceseng
dc.subjectDiscourse heterogeneityeng
dc.subjectNoveleng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectLearning/teaching.eng
dc.titleReferências culturais e heterogeneidade discursiva :Uma proposta para o ensino-aprendizagem de língua inglesapor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1212672321267679por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2por
dc.contributor.referees1Pinto, Abuêndia Padilha Peixotopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9016231848500542por
dc.contributor.referees2Rodrigues, Maria das Graças Soarespt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9por
dc.contributor.referees3Passeggi, Luís álvaro Sgadaript_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2por
dc.contributor.referees4Almeida Filho, José Carlos Paes dept_BR
dc.contributor.referees4IDpor
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6713011855280201por
dc.description.resumoEsta pesquisa busca abordar o texto literário em língua inglesa na perspectiva da cultura e da heterogeneidade discursiva, enquanto fonte de elementos facilitadores do processo ensinoaprendizagem de inglês língua estrangeira. A análise se dedica às diversas ocorrências da heterogeneidade discursiva, através das referências culturais, no original em inglês dos seguintes romances: Jane Eyre, de Charlotte Brontë (1816-1855), publicado em 1847; The mill on the Floss, de George Eliot (1819-1890), publicado em 1860 e Great expectations, de Charles Dickens (1812-1870), publicado entre 1860 e 1861. O referencial teórico apóia-se em Kramsch, Bakhtin, Maingueneau, Authier-Revuz, Widdowson e Larsen-Freeman. Ao final, propomos atividades em língua inglesa, mostrando que as questões apontadas podem ser largamente exploradas em sala de aula.por
dc.publisher.departmentLinguística Aplicada; Literatura Comparadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
Aparece nas coleções:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaGC.pdf527,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.