Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16425
Title: Estratégias midiáticas na aprendizagem do tema DST/AIDS: ações em rede para reduzir vulnerabilidades de adolescentes e jovens da comunidade de Mãe Luiza, Natal-RN
Authors: Furtado, Diolene Borges Machado
Keywords: Educomunicação. Cidadania comunicativa. Práticas sociais. Vulnerabilidade e prevenção. Adolescentes e jovens;Educomunication. Communicative citizenship. Social practices. Vulnerability and prevention. Adolescents and youth
Issue Date: 11-Mar-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FURTADO, Diolene Borges Machado. Estratégias midiáticas na aprendizagem do tema DST/AIDS: ações em rede para reduzir vulnerabilidades de adolescentes e jovens da comunidade de Mãe Luiza, Natal-RN. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Jovens e adolescentes ainda são um grupo bastante vulnerável às DST/Aids. No intuito de combater essa vulnerabilidade, surgiu o projeto de intervenção comunitária que está sendo desenvolvido no bairro de Mãe Luiza, na cidade de Natal-RN, intitulado Fortalecimento de Redes de Ação Comunitária para Prevenção em DST/Aids: conhecer e Intervir , popularmente conhecido como projeto Viva Mãe Luiza. O projeto desenvolve oficinas educomunicativas cuja abordagem envolve essas temáticas junto às seguintes mídias: vídeo, fotografia, cartilha e teatro. Esta pesquisa integra as atividades do projeto e tem como objetivo geral investigar como as estratégias e práticas de comunicação midiática desenvolvidas no projeto Viva Mãe Luiza, por meio de oficinas educomunicativas, auxiliaram a aprendizagem para a prevenção das DST/Aids e contribuíram para a redução de vulnerabilidades a essas doenças por adolescentes e jovens participantes do projeto moradores da comunidade de Mãe Luiza. A base metodológica foi pautada na pesquisa-intervenção, tendo como técnica de coleta de dados os seguintes instrumentos: diário de campo, pesquisa bibliográfica e documental, entrevista em profundidade e observação etnográfica. A análise qualitativa se baseou no acompanhamento das oficinas de vídeo, fotografia, cartilha e teatro, respectivamente, atravessadas por temas transversais à prevenção das DST/Aids, realizadas no período de junho de 2012 a dezembro de 2013. Foram realizadas entrevistas com oito multiplicadores, visando compreender suas percepções sobre vulnerabilidade, prevenção, multiplicação e o uso das mídias que fizeram parte do projeto. As análises mostram que o aprendizado das oficinas de educomunicação comunitária em saúde repercutiu tanto no desenvolvimento de habilidades de comunicação individuais quanto na mudança das percepções sobre as vulnerabilidades à que estão expostos, na consciência sobre prevenção no plano individual e em ações diferenciadas de multiplicação na comunidade
Abstract: Youngsters and teenagers are still a very vulnerable group of DST/AIDS. In order to combat this vulnerability the community intervention project being developed in Mãe Luiza neighborhood in the city of Natal-RN, entitled Strengthening Community Action Network for Prevention in HIV/AIDS: knowledge and Intervene emerged, popularly known as Project Viva Mãe Luiza. The project develops workshops of educomunication whose approach involves the DST/AIDS subject with the following media: video, photography, and theater playbook. This research integrates the activities of the project and has as main objective to investigate how strategies and practices of media communication developed in Project Viva Mãe Luiza through workshops of educomunication, assisted learning for the prevention of DST/AIDS and contributed to the reduction of vulnerability to DST/AIDS among adolescents and young participants of the project residents of Mãe Luiza community. The methodological basis was based on intervention research, with the technique of gathering daily field data, literature and documentary, in-depth interviews and ethnographic observation. The qualitative analysis was based on the monitoring of video workshops, photography, theater and primer, respectively, crossed by transverse to the prevention of DST/AIDS, conducted between June 2012 and December 2013 issues. Interviews with eight multipliers, aiming to understand their perceptions of vulnerability, prevention, multiplication and use of media that were part of the project were conducted. The analyzes show that learning workshops educomunication community health repercussions both in the development of individual skills in communication as changing perceptions about the vulnerabilities to which they are exposed, the awareness about prevention at the individual and differentiated actions multiplication in the community
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16425
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DioleneBMF_DISSERT.pdf2.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.