Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16554
Título: Dinâmica de tempos curtos aplicado ao modelo de ising diluído por sítio em duas dimensões
Dinâmica de tempos curtos aplicado ao modelo de ising diluído por sítio em duas dimensões
Autor(es): Silva, Lurdiana Fernandes da
Orientador: Fulco, Umberto Laino
Palavras-chave: Dinâmica de tempos curtos;Modelo de ising;Classe de universalidade;Expoentes críticos
Data do documento: 29-Abr-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Lurdiana Fernandes da. Dinâmica de tempos curtos aplicado ao modelo de ising diluído por sítio em duas dimensões. 2009. 71 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada; Astrofísica e Cosmologia; Física da Ionosfera) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: Existem vários métodos de simulação para calcular as propriedades críticas de sistemas; neste trabalho utilizamos a dinâmica de tempos curtos, com o intuito de testar a eficiência desta técnica aplicando-a ao modelo de Ising com diluição de sítios. A Dinâmica de tempos curtos em combinação com o método de Monte Carlos verificou que mesmo longe do equilíbrio termodinâmico o sistema já se mostra insensível aos detalhes microscópicos das interações locais e portanto, o seu comportamento universal pode ser estudado ainda no regime de não-equilíbrio, evitando-se o problema do alentecimento crítico ( critical slowing down ) a que sistema em equilíbrio fica submetido quando está na temperatura crítica. O trabalho de Huse e Janssen mostrou um comportamento universal e uma lei de escala nos sistemas críticos fora do equilíbrio e identificou a existência de um novo expoente crítico dinâmico θ, associado ao comportamento anômalo da magnetização. Fazemos uima breve revisão das transições de fase e fenômeno críticos. Descrevemos o modelo de Ising, a técnica de Monte Carlo e por final, a dinâmica de tempos curtos. Aplicamos a dinâmica de tempos curtos para o modelo de Insing ferromagnéticos em uma rede quadrada com diluição de sítios. Calculamos o expoente dinâmicos θ e z, onde verificamos que existe quebra de classe de universilidade com relação às diferentes concentrações de sítios (p=0.70,0.75,0.80,0.85,0.90,0.95,1.00). calculamos também os expoentes estáticos β e v, onde encontramos pequenas variações com a desordem. Finalmente, apresentamos nossas conclusões e possíveis extensões deste trabalho
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16554
Aparece nas coleções:PPGFIS - Mestrado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LurdianaFS.pdf6,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.