Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16582
Título: Danos e propriedades termodinâmicas no modelo de Ashkin-Teller de n cores
Autor(es): Anjos Filho, Antônio Soares dos
Orientador: Mariz, Ananias Monteiro
Palavras-chave: Propagação de danos;Relações analíticas exatas;Funções de correlação
Data do documento: 19-Mar-2004
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ANJOS FILHO, Antônio Soares dos. Danos e propriedades termodinâmicas no modelo de Ashkin-Teller de n cores. 2004. 68 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada; Astrofísica e Cosmologia; Física da Ionosfera) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.
Resumo: Investigamos a conexão entre Danos (diferenças entre duas configurações microscópicas) e as propriedades termodinâmicas do Modelo de Ashkin-Teller Ferro-magnético de N-Cores: Mostramos que em duas diferentes formulações do modelo, com interações quadrupolares e N-polares, existem relações analíticas rigorosas, entre seus parâmetros de ordem e suas funções de correlação e certas combinações de Danos. Tais expressões podem ser usadas para a obtenção, via simulação computacional, dos valores numéricos destas funções e do diagrama de fases do modelo, em qualquer rede cristalina homogenia. Como o dano mede a diferença entre configurações microscópicas, diferença esta menos sensível às flutuações críticas, espera-se que a presente abordagem produza resultados bastante aceitáveis, quando comparados à simulação usual de Monte-Carlo
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16582
Aparece nas coleções:PPGFIS - Mestrado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioSAF_DISSERT.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.