Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16596
Título: Testes cinemáticos em cosmologia com decaimento do vácuo
Autor(es): Cunha Júnior, João Vital da
Orientador: Lima, José Ademir Sales de
Palavras-chave: Limites observacionais;Testes clássicos;Modelos cosmológicos;Decaimento do vácuo
Data do documento: 3-Abr-2002
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CUNHA JÚNIOR, João Vital da. Testes cinemáticos em cosmologia com decaimento do vácuo. 2002. 101 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada; Astrofísica e Cosmologia; Física da Ionosfera) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2002.
Resumo: Esta tese investiga os limites observacionais impostos pelos testes clássicos para uma extensa classe de modelos cosmológicos do tipo FRW com decaimento da densidade de energia do vácuo, ou equivalente, um termo cosmológico dependente do tempo. Expressões analíticas para o lookback time , a idade do universo, distância-luminosidade, diâmetro angular e contagem de fontes são obtidas como funções do redshift , e o significado físico delas é discutido em detalhe. Em particular, a influência de efeitos evolucionários é brevemente analisada para o caso de diâmetro angular. Como um resultado geral, as expressões do modelo padrão são significativamente alteradas, mostrando que tais testes podem restringir consideravelmente os parâmetros físicos dos modelos. Todos os resultados de modelo cosmológico padrão são recuperados quando o vácuo não contribui para a densidade de energia do universo. Um aspecto interessante de tais cosmologias é a possibilidade de uma expansão acelerada hoje como sugerido pelos dados de SNe Ιa. Estes modelos estão também em acordo com o problema da constante cosmológica, no sentido de que o presente valor da constante cosmológica é 10118 ordens de grandeza menor do que na era de Planck
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16596
Aparece nas coleções:PPGFIS - Mestrado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoVCJ_DISSERT.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.