Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16603
Title: Influência das propriedades estruturais e magnetostrictivas na dinâmica da magnetização de multicamadas magnéticas amorfas
Authors: Marques, Manilo Soares
Advisor: Corrêa, Marcio Assolin
Keywords: Dinâmica da magnetização;Materiais nanoestruturados;Magnetostricção
Issue Date: 10-Feb-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MARQUES, Manilo Soares. Influência das propriedades estruturais e magnetostrictivas na dinâmica da magnetização de multicamadas magnéticas amorfas. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada; Astrofísica e Cosmologia; Física da Ionosfera) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Investigamos neste trabalho as propriedades da dinâmica da magnetização em amostras na forma de multicamadas de [Co40Fe40B20/M] × 50 produzidas por magnetron sputtering, com 10 nm de espessura da camada amorfa de CoFeB e 2 nm de espessura para a camada M, onde M é uma material metálico não magnético, tais como, Ta, Ag e Cu. Através das medidas de difração de raio-X (caracterização estrutural) e das medidas de magnetostricção, obtidas através de um sistema cantilever , foi possível explicar o comportamento da dinâmica da magnetização obtida pelas medidas do efeito Magnetoimpedância (MI) realizadas em um amplo intervalo de freqüência, 10 MHz até 1800 MHz. Os resultados mostram a influência das diferenças estruturais e do comportamento magnetostrictivo em função dos diferentes materiais espaçadores no efeito MI. Com os dados obtidos na caracterização magnética e com os modelos propostos por L. Spinu para o cálculo do tensor susceptibilidade transversal e L. V. Panina para o cálculo da MI de uma tri-camada foi possível simular para uma faixa de freqüências o efeito MI nas amostras estudadas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16603
Appears in Collections:PPGFIS - Mestrado em Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ManiloSM_DISSERT.pdf7,91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.