Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16650
Título: Efeito nernst anômalo em Materiais com anisotropia magnetocristalina (110)
Autor(es): Costa Neto, José Crisanto da
Orientador: Feitosa, Carlos Chesman de Araújo
Palavras-chave: Efeito nernst anômalo. Materiais heusler. Anisotropia magnetocristalina
Data do documento: 9-Mai-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: COSTA NETO, José Crisanto da. Efeito nernst anômalo em Materiais com anisotropia magnetocristalina (110). 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada; Astrofísica e Cosmologia; Física da Ionosfera) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Quando um material ferromagnético é submetido a um gradiente de temperatura e a um campo magnético surge o chamado efeito Nernst-Anômalo, medido através da voltagem que surge na amostra magnética. Este efeito atualmente vem sendo investigado em materiais para aplicação em spintrônica e caloritrônica [1]. Atualmente, os materiais chamados de Heusler são os mais promissores para essa nova área de pesquisa. Neste trabalho, investigamos as curvas de voltagem associadas ao efeito Nernst-Anômalo com anisotropia magneto-cristalina, em termos da voltagem versus campo magnético aplicado e da voltagem versus ângulo planar. Analisamos três tipos de anisotropias: cúbica (100), que apresenta simetria C4, uniaxial que é do tipo C2 e a cúbica (110), que também é do tipo C2. O objetivo foi comprovar que o uso da anisotropia cúbica (110) é equivalente a anisotropia (100) adicionada de uma uniaxial. Especialmente, quando a constante de anisotropia uniaxial é considerada grande, cerca de 40% da constante de anisotropia cúbica (110), e o seu eixo fácil está a 90º do eixo fácil da (100). Os resultados demonstram essa total equivalência e produz uma nova interpretação baseada no uso da anisotropia cúbica (110)
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16650
Aparece nas coleções:PPGFIS - Mestrado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseCCN_DISSERT.pdf4,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.