Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16754
Título: Análise do potencial genotóxico da superfície de titânio modificada por plasma
Autor(es): Tavares, Joana Cristina Medeiros
Orientador: Medeiros, Sílvia Regina Batistuzzo de
Palavras-chave: Titânio;Genotoxicidade;Cometa;Micronúcleo;Aberrações Cromossômicas
Data do documento: 26-Mar-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: TAVARES, Joana Cristina Medeiros. Análise do potencial genotóxico da superfície de titânio modificada por plasma. 2008. 3 f. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: O Titânio (Ti) é atualmente o material mais utilizado para fabricação de implantes ortopédicos e dentais. Alterações na superfície de titânio comercial puro (TiCP) podem determinar a reposta funcional das células, sendo um fator crítico para o sucesso do implante. Entretanto, a genotoxicidade de superfícies de titânio tem sido pouco estudada. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial genotóxico de uma nova superfície de titânio porosa desenvolvida por plasma comparada com uma superfície somente polida. Para tanto, foram realizados os ensaios cometa, aberrações cromossômicas (CAs) e micronúcleo (MN), utilizando células CHO-K1 (células do ovário de hamster Chinês). Nossos resultados revelaram que a superfície de titânio polida foi capaz de induzir um aumento significativo dos danos no DNA, no número das CAs, na tetraploidia e na freqüência de micronúcleos comparada ao controle. A superfície tratada por plasma, não promoveu efeito genotóxico significativo para todos os ensaios realizados. Estes resultados sugerem que a nova superfície de titânio tratada por plasma pode ser um material biologicamente seguro para sua utilização em implantes ou futura aplicação na terapia de regeneração óssea-guiada, ao menos no que se refere à sua genotoxicidade
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16754
Aparece nas coleções:PPGGBM - Mestrado em Genética e Biologia Molecular

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoanaCMT.pdf30.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.