Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16950
Title: O plantador de cidades e a criação do espaço moderno : a construção de uma Natal moderna na administração Sylvio Pedroza (1946-1950)
Authors: Torquato, Arthur Luis de Oliveira
Keywords: Natal;Sylvio Piza Pedroza;Cidade;Modernização;Espaço;Representação
Issue Date: 23-May-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: TORQUATO, Arthur Luis de Oliveira. O plantador de cidades e a criação do espaço moderno : a construção de uma Natal moderna na administração Sylvio Pedroza (1946-1950). 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em História e Espaços) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: O propósito deste trabalho é analisar as transformações sofridas pelo espaço urbano da cidade do Natal durante a gestão do prefeito Sylvio Piza Pedroza (1946-1950). Neste intuito, nos esforçamos em analisar em que sentido os discursos e as respectivas representações da cidade moderna foram responsáveis pela construção de novos espaços na capital do Rio Grande do Norte, espaços que por sua vez, foram utilizados para justificar duplamente a gestão Piza Pedroza, e o próprio prefeito enquanto exemplos de um momento de modernidade e progresso da cidade. No intuito de responder nosso objetivo, analisamos no decorrer da dissertação três elementos fundamentais para a construção dessa Natal moderna da gestão Piza Pedroza. Dentre eles destacamos as representações construídas pelos jornais natalenses, recifenses e fluminense; a imagem forjada e a relação de legitimação (a partir do espaço da cidade de Natal) possibilitada pela relação entre Câmara Cascudo e Sylvio Pedroza. Por último, analisamos o Arquivo Sylvio Pedroza (ASP), da Fundação José Augusto, percebendo esse suporte como um espaço de inscrição do sujeito e da cidade moderna. Nessa última etapa nos detivemos na apreciação das correspondências e nas fotografias do ASP, percebendo como essas fontes são fundamentais na elaboração e seleção das paisagens modernas da Natal da segunda metade da década de 1940
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16950
Appears in Collections:PPGH - Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArthurLOT_DISSERT.pdf3,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.