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Title: Clarissimo speculo bonitatis Dei : o mundo de Tomás de Celano e a sua leitura de mundus
Authors: Carvalho, Flavio Americo Dantas de
Keywords: Minoritismo;Hagiografia;Mundo;Ascese Intramundana.;Minority;Hagiography;World;Asceticism worldly.
Issue Date: 15-Aug-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARVALHO, Flavio Americo Dantas de. Clarissimo speculo bonitatis Dei : o mundo de Tomás de Celano e a sua leitura de mundus. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em História e Espaços) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: O objetivo desse trabalho é entender a versão de São Francisco de Assis criada por Frei Tomás de Celano em suas obras hagiográficas, para, a partir disso, analisar como a Ordem dos Frades Menores e o Papado compreenderam a relação do cristão com o mundo e transformaram essa compreensão em uma versão do Santo. Fatores como a substituição do Neoplatonismo pelo Aristotelismo como paradigma filosófico e alterações econômicas e sociais contribuíram para alterar a interpretação das ordens bíblicas para não amar o mundo , não mais interpretadas como materialidade, e sim como uma ordem para o cristão fugir do pecado. O desprezo pelo mundo foi substituído por um maior apreço pela natureza e pela sociedade. Além disso, cada vez mais, o corpo passou de inimigo a amigo, tornado-se o irmão corpo. Tal análise é importante para rever a idéia, tão comum na historiografia, de que o que Max Weber chamou de Ascese Intramundana, a vida cristã vivida em sociedade, só surgiu no Protestantismo, em oposição ao Monasticismo. As Ordens Mendicantes, sobretudo o Minoritismo, tentaram, durante o século XIII, período de análise desse trabalho, vivenciar o Cristianismo amando a natureza e agindo, por meio da pregação e da caridade, nas cidades. Para fazer esse trabalho, foram analisados os discursos hagiográficos (sobre São Francisco) feitos por Tomás de Celano, Vita beati Francisci (chamada de Vita Prima) e Memoriale in desiderio anime (chamada de Vita Secunda) para, a partir disso, entender a interpretação de Celano de como deve ser a relação do cristão com o mundo. O mundo deixou de ser um reflexo distorcido de uma realidade perfeita, passando a ser reflexo perfeito da bondade de Deus.
Abstract: The aim of this study is to understand the version of St. Francis of Assisi created by Friar Thomas of Celano in his hagiographic works. That study also it examines how the Order of Friars Minor and the Papacy have understood the relationship between Christians and the world and turned thisunderstanding in a version of the Saint. Factors such as the replacement of Neoplatonism byAristotelianism as philosophical paradigm and economic and social changes have contributed to change the interpretation of the biblical mandate to not love the world , no longer interpreted as materiality, but as an order for Christians to flee sin. The rejection of the world was replaced by a greater appreciation of nature and society. Moreover, increasingly, the body went from enemy to friend, becoming the brotherbody. Such analysis is important to review the idea, so common in the historiography of what MaxWeber called Worldly Asceticism, the Christian life lived in society, only emerged in Protestantism in opposition to monasticism. The mendicant orders, especially the minority tried during the thirteenth century, the period of analysis of this work, experience the loving nature of Christianity and acting,through preaching and charity in the cities.To make this work, were analyzed the hagiographic discourse (on San Francisco) made by Thomas of Celano, Vita beati Francisci (called Vita Prima) and Memorial in desideiro anime (named Vita Secunda) and, from this, understand the Celano´s interpretation on how it should be the Christian's relationship with the world. The world ceased to be adistorted reflection of a perfect reality, becoming the perfect reflection of God's goodness.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16954
Appears in Collections:PPGH - Mestrado em História

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