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Title: Avaliação dos efeitos do biperideno, diazepam e neuropeptídeos S sobre a memória e a ansiedade na tarefa do labirinto em T elevado em camundongos
Authors: Asth, Laila da Silva
Keywords: Ansiedade;Memória;Neuropeptídeo S;Labirinto em T elevado;Camundongo;Anxiety;Memory;Neuropeptide S;Elevated T maze;Mouse
Issue Date: 30-Apr-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ASTH, Laila da Silva. Avaliação dos efeitos do biperideno, diazepam e neuropeptídeos S sobre a memória e a ansiedade na tarefa do labirinto em T elevado em camundongos. 2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Comportamento; Psicologia Fisiológica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: A ansiedade é um fenômeno emocional comum e útil, que funciona com valor adaptativo frente às alterações do meio. Em sua forma patológica pode severamente interferir com a condição normal de vida de um indivíduo e estudos tem demonstrado haver uma estreita relação entre os transtornos de ansiedade e o processamento da memória aversiva. Entretanto, ainda hoje o tratamento dos transtornos de ansiedade é limitado, reforçando a necessidade de novas opções farmacológicas. Neste contexto, os neuropeptídeos atuam como mensageiros químicos no sistema nervoso central e constituem-se de alvos terapêuticos inovadores para o tratamento de psicopatologias. O neuropeptídeo S (NPS), composto por 20 aminoácidos, é o ligante endógeno de um receptor acoplado à proteína G (NPSR) e promove estado de vigília, hiperlocomoção, melhora da memória e ansiólise em roedores. Diante disso, este trabalho tem por objetivo avaliar os efeitos do biperideno (BPR) (droga amnésica), diazepam (DZP) (droga ansiolítica) e NPS, em três momentos distintos, antes da sessão treino, após a sessão treino e antes da sessão teste, com o intuito de investigar os efeitos dos tratamentos sobre o aprendizado/aquisição, consolidação e evocação da memória, respectivamente, em camundongos submetidos à tarefa do labirinto em T elevado (LTE). Os animais foram submetidos a uma sessão treino, na qual foram re-expostos ao LTE quantas vezes foram necessárias para atingir o ponto de corte (300 s no braço fechado). Após 24, 48 ou 96 h, foi realizada a sessão teste, na qual os animais foram submetidos ao LTE, a fim de avaliar a evocação do comportamento de evitação aos braços abertos. Foi observado que a memória induzida na sessão treino do LTE é duradoura mantendo-se intacta 15 dias após a sessão treino. Quando administrados pré-treino, BPR (1mg/kg) induziu déficit de aprendizado e memória; DZP (1 e 2 mg/kg) casou ansiólise, mas somente a dose de 2 mg/kg induziu déficit de memória; e NPS 0,1 nmol promoveu ansiólise sem afetar a memória. A administração pós-treino de BPR (1 e 3 mg/kg) e DZP (2 mg/kg) não causou efeitos comportamentais, enquanto que NPS 1 nmol, mas não 0,1 nmol, induziu melhora na consolidação da memória. A administração pré-teste de BPR (1 mg/kg) e DZP (1 e 2 mg/kg) não modificou a evocação da memória na tarefa do LTE. Ainda, a administração pré-treino de NPS 1 nmol não preveniu o prejuízo de memória evocado pelo BPR (2 mg/kg) injetado pré-treino. Quando avaliados no campo aberto, somente os tratamentos com BPR 1 mg/kg e NPS 1 nmol induziram hiperlocomoção. Estes dados sugerem que o LTE é uma tarefa capaz de avaliar aprendizado, ansiedade e memória simultaneamente em camundongos. Os efeitos ansiolíticos e facilitadores da memória do NPS também foram detectados nesta tarefa, que juntamente com achados prévios, reforçam o papel deste sistema peptidérgico no tratamento de transtornos de ansiedade
Abstract: Anxiety is an emotional phenomenon, and normally it is interpreted as an adaptative behavior front to adversities. In its pathological form, anxiety can severely affect aspects related to the personal and professional life. Studies have shown a close relationship between anxiety disorders and aversive memory processing. Considering that the pharmacotherapy of anxiety disorders is still limited, innovative anxiolytic agents are needed. In this regard, neuropeptides systems are interesting therapeutic targets to the treatment of psychopathologies. Neuropeptide S (NPS), a 20-aminoacid peptide, is the endogenous ligand of a G-protein coupled receptor (NPSR), which has been reported to evoke hyperlocomotion, awakefull states, besides anxiolysis and memory improvements in rodents. This study aimed to investigate the effects of biperiden (BPR; an amnesic drug), diazepam (DZP; an anxiolytic drug) and NPS at three distinct times: pre-training, post-training, and pre-test, in order to assess anxiety and memory process in the same animal model. The elevated Tmaze (ETM) is an apparatus derived from the elevated plus-maze test, which consists of one enclosed and two open arms. The procedure is based on the avoidance of open spaces learned during training session, in which mice were exposed to the enclosed arm as many times as needed to stay 300 s. In the test session, memory is assessed by re-exposing the mouse to the enclosed arm and the latency to enter an open arm was recorded. When injected pre-training, BPR (1 mg/kg) impaired learning and memory processing; DZP (1 and 2 mg/kg) evoked anxiolysis, but only at the dose of 2 mg/kg impaired memory; and NPS 0.1 nmol induced anxiolysis without affecting memory. Post-training injection of DZP (2 mg/kg) or BPR (1 and 3 mg/kg) did not affect memory consolidation, while the post-trainning administration of NPS 1 nmol, but not 0.1 nmol, improved memory in mice. Indeed, pre-trainning administration of NPS 1 nmol did not prevent memory impairment elicited by BPR (2 mg/kg, injected before training). In the open field test, BPR 1 mg/kg and NPS 1 nmol induced hyperlocomotion in mice. In conclusion, the proposed ETM task is practical for the detection of the anxiolytic and amnesic effects of drugs. The anxiolytic and memory enhancement effects of NPS were detected in the ETM task, and reinforce the role of NPS system as an interesting therapeutic target to the treatment of anxiety disorders
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17330
Appears in Collections:PPGPSICO - Mestrado em Psicobiologia

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