Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/17425
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMedeiros, Cynthia Pereira dept_BR
dc.contributor.authorAndrade, Soraya Souza dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:38:42Z-
dc.date.available2008-12-02pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:38:42Z-
dc.date.issued2008-09-28pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Soraya Souza de. Prática de coordenação pedagógica e concepções acerca da atuação em psicologia escolar: desvendando um contexto, repensando caminhos. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17425-
dc.description.abstractConsidering the necessary approaches with the quotidian of the pedagogical field mentioned in the recent productions in Psychology about the insertion of psychologists in the school field, the objective of this work was to know and to understand the dynamics of functioning of a team of pedagogical coordination, intending to produce reflections on the possibilities of action in school psychology with these professionals. Our field of research was the Municipal School Teacher Emília Ramos (EMPER), considering its peculiar history, distinguished by a constant effort of achievement of the school success by its pupils. As subject of the study, six pedagogical coordinators participated, who worked at the school in the diurne turns, where regular classrooms of 1º cycle of basic education functioned. As procedures, we use participant observations and open interviews, focusing the activities performed by the coordinators and its possible demands to psychology. We use the analysis of content for the production of results. These results evidenced a work of coordination realized on a structured routine, but flexible, centered around the activity of conduction of groups of studies with the teachers. We grouped the demands to psychology in four thematic groups: diagnosis and attending the pupils; orientation to the families, contribution in the formation of the professionals and clinical listening of the professionals of the school. In this way, it is made clear that, in a context where happens a well articulated and consistent pedagogical work, the possible performance in school psychology is not scrumbled or confused with social and pedagogical practical others which many times takes attendance. With these information, we expect to contribute for the theoretical and practical elaborations, in Psychology and the Pedagogy, compromised with the success of the educative work realized in the public schoolseng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtuação do psicólogo escolarpor
dc.subjectCoordenação pedagógicapor
dc.subjectEnsino público municipalpor
dc.subjectPedagogical coordinationeng
dc.subjectMunicipal public educationeng
dc.subjectPaper of the school psychologisteng
dc.titlePrática de coordenação pedagógica e concepções acerca da atuação em psicologia escolar: desvendando um contexto, repensando caminhospor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8904331147130910por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779809E6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referees1Almeida, Sandra Francesca Conte dept_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720542U9&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referees2Lopes, Denise Maria de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5por
dc.description.resumoConsiderando as aproximações necessárias com o cotidiano do campo pedagógico apontadas nas produções recentes em psicologia sobre a inserção de psicólogos no campo escolar, o objetivo desse trabalho foi conhecer e compreender a dinâmica de funcionamento de uma equipe de coordenação pedagógica, com vistas a produzir reflexões sobre as possibilidades de atuação em psicologia escolar junto a esses profissionais. Nosso campo de pesquisa foi a Escola Municipal Professora Emília Ramos (EMPER), face a sua história peculiar, marcada por um esforço constante de efetivação do sucesso escolar de seus alunos. Participaram do estudo seis coordenadoras pedagógicas, que atuavam na escola nos turnos diurnos, em que funcionam classes regulares de 1º ciclo do ensino fundamental. Para coleta dos dados, utilizamos observações-participantes e entrevistas abertas, enfocando as atividades realizadas pelas coordenadoras e suas possíveis demandas à psicologia, utilizando a análise de conteúdo para a elaboração de resultados. Estes evidenciaram um trabalho de coordenação realizado em uma rotina estruturada, mas flexível, ordenada em torno da atividade de condução de grupos de estudos com as professoras. Quanto às demandas à psicologia, obtivemos dados que agrupamos em quatro grupos temáticos: diagnóstico e atendimento de alunos; orientação às famílias, colaboração na formação dos profissionais e escuta clínica dos profissionais da escola. Em síntese, concluímos que em um contexto caracterizado por um trabalho pedagógico bem articulado e consistente, as demandas à psicologia escolar dizem respeito a especificidades tanto teóricas quanto práticas deste campo de conhecimento, não se reduzindo ou confundindo com outras práticas sociais e pedagógicas. Além disso, o método empregado reafirmou a importância do conhecimento aprofundado de cada cotidiano escolar, para o desenvolvimento de práticas coerentes com suas especificidades. Assim, esperamos que tais dados possam servir às elaborações teóricas e práticas, em psicologia e na pedagogia, comprometidas com o êxito do trabalho educativo realizado nas escolas públicaspor
dc.publisher.departmentPsicologia, Sociedade e Qualidade de Vidapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
Appears in Collections:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SorayaSA.pdf257,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.