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Title: Investigação do funcionamento cognitivo de pacientes pediátricos diagnosticados com leucemia linfóide aguda - LLA
Authors: Gomes, Ediana Rosselly de Oliveira
Keywords: Avaliação Neuropsicológica;Neurodesenvolvimento;Leucemia Linfóide Aguda;Oncologia pediátrica;Quimioterapia Intratecal;Acute Lymphoblastic Leukaemia;Neupsychological Evaluation;Neurodevelopment;Pediatric Oncology;Intrathecal Chemotherapy
Issue Date: 1-Apr-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GOMES, Ediana Rosselly de Oliveira. Investigação do funcionamento cognitivo de pacientes pediátricos diagnosticados com leucemia linfóide aguda - LLA. 2011. 216 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: O presente trabalho investigou o funcionamento cognitivo de crianças diagnosticadas com Leucemia Linfóide Aguda (LLA) acompanhadas por instituições oncológicas pediátricas no município de Natal/RN. Participaram deste estudo 20 crianças diagnosticadas com LLA, de ambos os sexos, com idades entre seis e doze anos, que estavam em tratamento (n=10) e fora de tratamento há pelo menos 1 ano (n=10), submetidas exclusivamente à quimioterapia como profilaxia do SNC. O protocolo de avaliação neuropsicológica utilizado contemplou as seguintes habilidades cognitivas: capacidade intelectiva, sistemas atencionais e de memória e funções executivas. Os dados foram analisados através de medidas descritivas e inferenciais com o auxílio do Teste U de Mann-Whitney e do Teste t, considerando-se a influência das variáveis sexo, idade ao diagnóstico e tempo decorrido desde o início do tratamento sobre o desempenho das crianças. A avaliação da capacidade intelectiva revelou baixas pontuações para os grupos fora de tratamento, sexo feminino e crianças menores de cinco anos ao diagnóstico. Quanto aos sistemas atencionais os grupos apresentaram desempenho dentro do esperado. De forma relevante, na avaliação das funções executivas foram encontradas pontuações reduzidas em todos os grupos, com destaque para o grupo em tratamento. A avaliação da memória indicou desempenho rebaixado em itens concernentes à evolução da aprendizagem e evocação espontânea após interferência para os diversos grupos. Conclui-se que estas informações aludem à ocorrência de impactos transitórios e permanentes associados à intrusão de componentes quimioterápicos no curso maturacional do SNC. Espera-se que a presente investigação e o desenvolvimento de estudos semelhantes possibilitem maior compreensão acerca da modalidade, extensão e repercussão de tais prejuízos, subsidiando o desenvolvimento de xxi estratégias que possam minimizá-los e proporcionar maior qualidade de vida para este subgrupo clínico
Abstract: The present work investigated the cognitive operation of children diagnosed with acute lymphoblastic leukaemia (ALL), accompanied at pediatric oncologic institutions at the city of Natal/RN. Had participated in this study twenty children, of both sexes, between six and twelve years old, with the ALL diagnostic, who were in treatment (n=10) and out of treatment for at least one year (n=10) and were submitted exclusively to chemotherapy as CNS prophylaxis. The utilized protocol of neuropsychological evaluation covered the following cognitive abilities: intellective capability, attentional and memory systems, and executive functions. Data was analyzed through descriptive and inferential measures, with the support of the Mann-Whitney U Test and T-test, considering the influence of the variables sex, age at diagnostic and the past time since the beginning of the treatment over children s performance. The intellective capability evaluation showed low score to the out-of-treatment groups, female and children under five years old to the diagnostic. In concern of attentional systems, groups showed the expected performance. In a relevant way, in the evaluation of executive functions, were found reduced scores within all groups, especially inside the in-treatment group. Memory evaluation pointed to reduced performance in items concerning to learning evolution and spontaneous evocation after interference to the several groups. It can be concluded, reffer to the occurrence of transitory and permanent impact associated to the intrusion of chemotherapic components during the maturational course of the CNS. It s expected that the present investigation and the development of similar studies enable major comprehension about the mode, extension and repercussion of these damages subsidizing the development of strategies which may minimize them and provide better xxiii life quality to this clinical subgroup
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17478
Appears in Collections:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

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