Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/17491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro, José de Queirozpt_BR
dc.contributor.authorAssis, Hellen Marques Barbosa Souzapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:38:55Z-
dc.date.available2006-07-05pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:38:55Z-
dc.date.issued2005-09-13pt_BR
dc.identifier.citationASSIS, Hellen Marques Barbosa Souza. O pátio escolar do ensino fundamental como ambiente de brincar segundo as crianças usuárias. 2005. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17491-
dc.description.abstractThe intention of the present study was to analyze the adequacy of the playground of elementary schools, according to the point of view of the child student, direct user of this type of environment, what estimated its critical in respect to these spaces and aimed at to contribute for its improvement. Many studies have analyzed the quality of the physical environment available for activities of leisure in specific places for children, focusing in the influence of the physical space in the interpersonal relationships and the comfort and satisfaction generated by the physical characteristics of these spaces. Concern with scholar environment, specially the interest on playgrounds, has been subject of recent studies; however, little attention has been given to the opinion of the user-child in relation to this school environment. In this inquiry of the playground of two state schools of 1ª to 4ª series of elementary school in the city of Piracicaba, SP, was used: assystematics observations, photographic register of the studied environments, interviews with child-users and behavioral mapping. The main subjects resulting from the analysis of the interviews content were: adaptation, density and interpersonal relationships, and infantile confinement. The results revealed the unsatisfactory conditions of the courtyards, in respect to person-environment relationship. The children demonstrated to be critical, creative and responsible when answering questions related to the quality of the school courtyard. This finding confirms previous studies and leads to the conclusion that the child, as the direct user, should be included as an excellent source of consultation in the planning of the constructed environmenteng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia ambientalpor
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectCriança-usuáriapor
dc.subjectPátio escolarpor
dc.subjectEnvironmental psychologyeng
dc.subjectArchitectureeng
dc.subjectUsers-childreneng
dc.subjectPlaygroundeng
dc.titleO pátio escolar do ensino fundamental como ambiente de brincar segundo as crianças usuáriaspor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5503576309484010por
dc.contributor.referees1Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambujapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=nullpor
dc.description.resumoO propósito do presente estudo foi analisar a adequação do pátio de escolas do ensino fundamental, segundo o ponto de vista da criança estudante, usuária direta desse tipo de ambiente, o que pressupunha sua crítica a respeito desses espaços e visava a contribuir para sua melhoria. Muitos estudos têm analisado a qualidade dos ambientes físicos disponibilizados para atividades de lazer em locais específicos para crianças, focalizando a influência do espaço físico nas relações interpessoais e no conforto e satisfação gerados pelas características físicas desses espaços. Preocupação com o ambiente escolar, sobretudo o interesse em pátios escolares, tem sido tema de estudos recentes; entretanto, pouca atenção tem sido dada à opinião do usuário-criança em relação a esse ambiente escolar. Nesta investigação dos pátios de duas escolas estaduais de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental na cidade de Piracicaba, SP, foram utilizadas: observações assistemáticas, registro fotográfico dos ambientes estudados, entrevistas com as crianças-usuárias e mapeamento comportamental. Os principais temas decorrentes da análise do conteúdo das entrevistas foram: adaptação, densidade e relações interpessoais e confinamento infantil. Os resultados revelaram as condições insatisfatórias dos pátios, no que diz respeito aos aspectos das relações pessoa-ambiente. As crianças se mostraram críticas, criativas e responsáveis ao responderem questões relacionadas à qualidade do pátio escolar. Esta constatação confirma estudos anteriores e conduz à conclusão de que a criança, como usuária direta, deveria ser incluída como uma fonte relevante de consulta no planejamento do ambiente construídopor
dc.publisher.departmentPsicologia, Sociedade e Qualidade de Vidapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
Aparece nas coleções:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HellenMBS.pdf610,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.