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Title: Um enfoque psicológico da educação ambiental no contexto da gestão: uma experiência de Fernando de Noronha
Other Titles: A psychological view of Environment Education in a management context: An experience in Fernando de Noronha s
Authors: Link, Mônica de Oliveira
Keywords: Gestão ambiental;Educação ambiental;Fernando de Noronha;Funcionários de pousadas;Psicologia ambiental;Environment management;Environment education, Fernando de Noronha, Lodge employees;Environment psychology
Issue Date: 24-Oct-2006
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LINK, Mônica de Oliveira. A psychological view of Environment Education in a management context: An experience in Fernando de Noronha s. 2006. 104 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Portuguese Abstract: Atualmente, muitas empresas atentam para as necessidades de mudança de postura em relação à utilização dos recursos naturais e a qualidade ambiental de seus produtos, principalmente para manter uma imagem positiva e competitiva no mercado. Esse novo conceito de gerenciamento associa as atividades produtivas ao cuidado com ambiente utilizando a educação ambiental como ferramenta de programas de capacitação voltados para a promoção de comportamentos pró-ambientais. Para eficácia desse gerenciamento é imprescindível o envolvimento dos funcionários e a compreensão maior da importância da preservação do meio ambiente. Esse foi o objetivo do processo de capacitação realizado por uma pousada em Fernando de Noronha. O propósito deste estudo, portanto, foi verificar o alcance deste sistema de gestão em atender aos objetivos da educação ambiental. Foram aplicados questionários a funcionários de três pousadas e realizadas entrevistas com os participantes do programa de capacitação de uma delas. A análise dos dados evidenciou que as ações de cuidado ambiental estão bastante associadas ao sistema de gestão, que incluem controle de lixo, e também a economia de água. Foi observado que o ambientalismo (EcoAntro) dos funcionários decresce à medida que é menor o seu envolvimento com o programas de capacitação. Da mesma forma, quanto maior o nível de instrução, do próprio respondente e/ou do pai, menor a apatia por questões ambientais. Também foi possível observar que a noção de desenvolvimento sustentável é pouco dominada pelos participantes. Os comportamentos pró-ambientais mencionados não estão necessariamente relacionados a uma postura sustentável, podendo expressar um comprometimento com o trabalho, mas não com o meio ambiente. Desse modo, o pleno entendimento da reverberação da informação ambiental e dos fatores situacionais em um estilo de vida direcionado para a construção da sustentabilidade permanece como questão a ser estudada em pesquisas futuras
Abstract: Currently, many companies pay attention to the necessities of change of attitude in relation to the use of the natural resources and the environment quality of its products, mainly to keep a positive and competitive image in the market. This new concept of management associates the productive activities to the care with environment using the education of environment as a tool of programs of qualification directed toward the promotion of pro-environment behaviors. For effectiveness of this management it is essential the attachment of the employees and the major understanding of the importance of the preservation of the environment. This was the objective of the qualification process carried out in a lodge in Fernando de Noronha island. The purpose of this study, therefore, was to verify the power of this management system which fulfills the objectives of the environmental education. It was applied questionnaires to employees of three Inns and carried out a interview, in one Inn, with the participants of the program of qualification. The analysis of the data showed that the actions as care with the environment are strongly associates to the management system, which includes garbage control, as well water economy. It was observed that the environment accomplishment (EcoAntro) of the employees with environment decreases in proportion to their qualification. In the same way, as higher the instruction level, of the speaker and/or of the father, less is the apathy for environmental questions. It was also noticed that the knowledge about the development sustainability was very poorly used by the interviewed. The pro-environment behavior mentioned before, is not necessarily related to a local autonomy posture that could express a behavior related to job but not to environment it self. Therefore, a complete understanding about the reverberation of environment information an all the placed factors in a life stile facing a construction of sustainability remains as a question to be studied in future researches
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17492
Appears in Collections:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

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