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Title: A importância do holding na reorganização afetivo-social de crianças que manifestam tendência anti-social
Authors: Alexandre, Dulcinéia Pires Azevedo
Keywords: Tendência anti-social;Holding;Winnicott, Donald Woods, 1896-1971;Privação afetiva;Cuidador;Criança;Antisocial Trends;Holding;Winnicott, Donald Woods,1986;Affective Privation;Caregiver;Child
Issue Date: 11-Oct-2006
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALEXANDRE, Dulcinéia Pires Azevedo. A importância do holding na reorganização afetivo-social de crianças que manifestam tendência anti-social. 2006. 133 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Portuguese Abstract: O estudo objetiva compreender como as crianças que apresentam comportamentos expressivos de tendência anti-social no Núcleo de Ação Social da Praia do Meio em Natal - RN, ligado à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social SEMTAS, vivenciam a relação com o educador social, no papel de cuidador. Investigou-se esta questão dentro de uma visão qualitativa de abordagem e interpretação dos fenômenos sociais, utilizando a técnica da Análise Temática dos desenhos e estórias que expressam a relação com o cuidador, obtidos em sessões de interação lúdica entre criança e pesquisadora, para a compreensão das vivências da criança com o educador social. O referencial teórico utilizado é de D. W. Winnicott, que associa a tendência anti-social à ausência do holding necessário, ou seja a uma falha do ambiente na sustentação da criança. Os sujeitos expressaram a necessidade de um ambiente firme e acolhedor e buscam isto nos educadores do NASPM. Mostraram, também, como a solidão e a vulnerabilidade permeiam suas vidas por causa da falta de sustentação emocional na família, o que favorece o envolvimento com grupos violentos. Mas, vale ressaltar, as crianças valorizam o ambiente do Núcleo quando lhes oferece um suporte seguro, podendo ser positiva a vinculação estabelecida com ele. Tal conclusão aponta que existe a possibilidade reconhecida teoricamente destas crianças retomarem o caminho do desenvolvimento saudável
Abstract: This study aims to understand as the children who show expressive behaviors of antisocial trends at Núcleo de Ação Social da Praia do Meio in Natal-RN city, linked to Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social-SEMIT, which experience the relation with the social educator in role of caregiver. This matter was investigated within an interpretation and approach qualitative view of the social phenomena, using the Thematic Analysis technique of drawings and stories which express the relation with the caregiver gotten in sessions of playful interactions between child and researcher in order to understand the child experiences with the social educator. The used theoretical referential is by D. W. Winnicott who associates the social trend to a failure of environment in child holding. The subjects expressed the need of a firm and protective environment and they look for this in NASPM educators. Moreover, they show as solitude and vulnerability take part their lives due to the lack of emotional holding on family that favors the involvement with violent groups. But, it is worth pointing out that the children value the Nucleus environment when has offered them a safe holding which can be positive the established linking with it. Such conclusion points out to the possibility, recognized theoretically, that exists from these children to resume the way of healthy development
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17504
Appears in Collections:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

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