Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlexandre, Mauro Lemuel de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Ana Clotildes Colarespt_BR
dc.date.accessioned2015-02-24T17:22:18Z-
dc.date.available2015-02-19pt_BR
dc.date.available2015-02-24T17:22:18Z-
dc.date.issued2010-09-02pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Ana Clotildes Colares. Programa de Avaliação de Desempenho: elementos constitutivos e pressupostos na prática avaliativa. 2010. 188 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18286-
dc.description.abstractThis study analyzes the perceptions of technical and administrative UFPA, in relation to the insertion of the components and assumptions of DBP in evaluation practice. Addresses the history, concepts, meanings, about AD methods, skills, evaluation skills, the APF and AD UFPA and Programme itself. The research is characterized as a hypothetical-deductive, descriptive and applied, using the case study. Data were analyzed using a quantitative approach, using the descriptive and inferential statistics. Data were collected through the application of questionnaires to 222 technical and administrative searched IFES, not occupants of FG and CD. The results indicate that the factors perceived in relation to the constituent elements such as: evaluation practice, measurement of competence, program management, timing, individual skills and fundamentals of the program and those related to assumptions such as: democratic process, integrative perspective, character development and pedagogical continuous evaluation practices are perceived in the evaluation process. The study concludes that comparing the results of the constituent elements and assumptions of the PAD of thechnical-administrative UFPA, it can be said about a tendency to change, though subtle, compared to the traditional model of AD, directed only to the granting of career progression for a new logic based on the results, showing an early effectiveness of the program evaluation practice by law and by the Institution. The results are confirmatory of advance evaluation practice in the institution, more so than has previously been expected, which demonstrates the value of scientific criteria of scientific researcheng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação de Desempenhopor
dc.subjectElementos Constitutivospor
dc.subjectPressupostospor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectUniversidade Federalpor
dc.subjectPerformance Evaluationeng
dc.subjectElements Constitutiveeng
dc.subjectAssumptionseng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectUniversityeng
dc.titlePrograma de Avaliação de Desempenho: elementos constitutivos e pressupostos na prática avaliativapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6por
dc.contributor.referees1Cruz, Dalcy da Silvapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7873985618977852por
dc.contributor.referees2Souza, Tereza dept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5por
dc.contributor.referees3Alloufa, Jomária Mata de Limapt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5por
dc.description.resumoEste estudo objetiva analisar a percepção dos técnico-administrativos da UFPA, em relação à inserção dos elementos constitutivos e pressupostos do PAD na prática avaliativa. Aborda-se o histórico, conceitos, significados, métodos sobre AD, competências, avaliação por competências, AD na APF e na UFPA e o Programa em si. A pesquisa caracteriza-se como hipotético-dedutiva, descritiva e aplicada, utilizando a técnica de estudo de caso. Os dados foram analisados segundo a abordagem quantitativa, utilizando-se a estatística descritiva e inferencial. Os dados foram coletados por meio da aplicação de 222 questionários aos técnico-administrativos da IFEs pesquisada, não ocupantes de FG e CD. Os resultados indicam que os fatores percebidos em relação aos elementos constitutivos como: prática avaliativa, mensuração da competência, gestão do programa, periodicidade, competências individuais e fundamentos do programa e os relacionados aos pressupostos como: processo democrático, perspectiva integradora, caráter pedagógico e desenvolvimento contínuo na prática avaliativa são percebidos no processo avaliativo. O estudo conclui que relacionando os resultados sobre os elementos constitutivos e os pressupostos do PAD dos técnicoadministrativos da UFPA, é possível afirmar sobre uma tendência à mudança, embora sutil, em relação ao modelo tradicional de AD, voltado somente para concessão de progressão funcional, para uma nova lógica baseada em resultados, demonstrando um início de efetividade do Programa na prática avaliativa pela legislação vigente e pela Instituição. Os resultados são confirmatórios de avanço na prática avaliativa da instituição, mais até do que se esperava ter previamente, o que demonstra o valor dos critérios de cientificidade da pesquisa científicapor
dc.publisher.departmentPolíticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
Aparece nas coleções:PPGA - Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProgramaAvaliacaoDesempenho_Gomes_2010.pdf3,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.