Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18293
Título: Antropologia das mediações: um estudo sobre trocas, tensões e hierarquias em Coqueiros, Vale do Ceará Mirim
Autor(es): Moreira, Stéphanie Campos Paiva
Orientador: Vale, Carlos Guilherme Octaviano do
Palavras-chave: Antropologia;Hierarquias;Coqueiros;Ceará Mirim.
Data do documento: 15-Dez-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MOREIRA, Stéphanie Campos Paiva. Antropologia das mediações: um estudo sobre trocas, tensões e hierarquias em Coqueiros, Vale do Ceará Mirim. 2012. 165 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: Este trabalho se propõe a entender a história do processo de transformação dos campos de mediação em Coqueiros, localizado no interior do município de Ceará Mirim, ao norte de Natal, percebendo como uma história local se comunica com seu presente, informando-o e dando sentido à conformação atual de administração de ações sociais e políticas bem como do fluxo de informações, posições sociais e influências dentro do grupo. Por trás das nomeações de comunidade rural , comunidade negra ou quilombola , explorei os modos e as dinâmicas de mediação que permitiram a construção de uma identidade local composta por elementos tão diversos articulados aos campos de ação mediados na história desse grupo. Foi importante nesse processo a identificação de algumas das principais lideranças que marcaram diversos períodos históricos de mediação e o entendimento de suas trajetórias pessoais e/ou familiares em relação a uma história de grupo. Três períodos de mediação foram observados, a saber, um primeiro referente ao processo de formação histórica de Coqueiros enquanto grupo social; o período das intervenções da Igreja Católica através da ação missionária da Igreja de Santa Terezinha de Natal; e, após uma caracterização da organização social local na atualidade, terminamos com a análise de um último período correspondente às relações com o campo político de discursos e de ações relacionados à política de Igualdade Racial junto à intervenções do movimento negro e quilombola .
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18293
Aparece nas coleções:PPGAS - Mestrado em Antropologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntropologiaMediacoesEstudo_Moreira_2012.pdf4,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.