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Título: Atividades de construção de sentido: a cosmovisão no discurso poético de a poesia em pânico
Atividades de construção de sentido: a cosmovisão no discurso poético de a poesia em pânico
Autor(es): Xavier Sobrinho, Marcio Rodrigo
Orientador: Costa, Marcos Antonio
Palavras-chave: Referenciação;Sociocognição;Construção de sentido;Murilo Mendes;Referenciation;Social-cognitive;Meaning construction;Murilo Mendes
Data do documento: 29-Jul-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: XAVIER SOBRINHO, Marcio Rodrigo. Atividades de construção de sentido: a cosmovisão no discurso poético de a poesia em pânico. 2010. 91 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: Este trabalho busca integrar pressupostos oriundos da teoria da referenciação para evidenciar processos de construção de sentido do livro A Poesia em Pânico, do poeta Murilo Mendes. Os conceitos de referenciação, objetos-de-discurso e esquemas cognitivo-experienciais foram empregados com vista a possibilitar a leitura dos sentidos dos textos que compõem o livro, esmiuçando seus modos de elaboração e efeitos de expressão. Buscou-se traçar paralelos entre a concepção de linguagem proposta pelas teorias utilizadas e aquela que perpassa os poemas e a prática poética do autor escolhido para estudo, destacando seus pontos em comum. Da mesma forma, utilizou-se da análise dos textos para procurar demonstrar aspectos variados das teorias. Ao mesmo tempo, uma leitura dos principais elementos do discurso analisado foi construída ao longo do trabalho, buscando uma aproximação entre as áreas da literatura e da linguística
Abstract: This study try to integrate concepts from referenciation theory to highlight processes of meaning construction of the book A Poesia em Pânico, written by the Brasilian poet Murilo Mendes. The concepts of referenciation, discourse objects and cognitive-experiential schemes were employed to evidence the meanings of the poems in the book, specifing its methods of elaboration and the effects of expression. Parallels beetwen the conception of language proposed by the theories used and that deduced from the poems and poetic pratice of the author studied was traced, making evident its similarities. Equaly, textuals analises are used to demonstrate various aspects of the theories. At the same time, a reading of the main elements of discourse was constructed throughout the study, trying an aproximation beetween the fields of linguistic and literary theory
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18337
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