Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18516
Título: Ginástica rítmica e educação física escolar: perspectivas críticas em discussão
Autor(es): Oliveira, Glycia Melo
Porpino, Karenine de Oliveira
Palavras-chave: Educação física escolar;Ginástica rítmica;Perspectivas críticas
Data do documento: 2010
Editor: Universidade Federal de Goiás
Referência: OLIVEIRA, G. M. ; PORPINO, K. O. . Ginástica rítmica e educação física escolar: perspectivas críticas em discussão. Pensar a Prática (Online), v. 13, p. 1-18, 2010. ISSN: 1980-6183. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/8632> Acesso em: 26 Fev. 2015
Abstract: A discussão a respeito de perspectivas críticas no cenário da Educação Física é relativamente recente. Nesse sentido, nos propusemos refletir sobre a ginástica rítmica no âmbito escolar a partir de uma visão crítica, tendo como alicerce teórico-metodológico as abordagens crítico-emancipatória (KUNZ, 2001) e crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 2001). Delimitamos nosso universo de estudo perpassando, historicamente, dos Movimentos ginásticos europeus ao contexto olímpico mundial para então, situar a entrada da ginástica rítmica no Brasil e sua inserção na escola e por fim, apontar e refletir perspectivas críticas do ensino da ginástica rítmica como conteúdo das aulas de Educação Física
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18516
ISSN: 1980-6183
Aparece nas coleções:CCHLA - DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karenine de OP. - Ginástica ritmica e educação fisica escolar.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.