Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18658
Title: Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções
Authors: Fonseca, Naciara Pereira Dantas da
Keywords: Ensino. Progressões. Funções;Education . Progressions. Functions
Issue Date: 12-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FONSECA, Naciara Pereira Dantas da. Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções. 2013. 41 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Geralmente o ensino das progress~oes aritmeticas e geometricas e feito separadamente das funcções afins e exponenciais, com a utilização de formulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteudos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma maneira de ensinar esses conteudos de forma integrada, iniciando com a definição do conceito das funções afim e exponencial, atraves de situac~oes do cotidiano dos alunos. Em seguida foram mostradas propriedades e comportamento grafico de tais funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritmeticas e geometricas como uma restrição das funções afim e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progress~oes tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos proprios alunos
Abstract: Generally, arithmetic and geometric progressions are taught separately from ane and exponential functions, only by the use of memorized formulas and without any concern of showing students how these contents are related. This paper aims at presenting a way of teaching such contents in an integrated way, starting with the definition of ane and exponential functions relating them to situations from the daily life of the students. Then, characteristics and graphics of those functions are presented and, subsequently, arithmetic and geometric progression are shown as a restriction of the ane and exponential functions. Thus, the study of the progressions is introduced based on the functions mentioned above using situations from students daily lives as examples
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18658
Appears in Collections:PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NaciaraPDF_DISSERT.pdf518,82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.