Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBernardino, Adriano Thiago Lopespt_BR
dc.contributor.authorBrito, Clésio Ricardo dept_BR
dc.date.accessioned2015-03-03T15:36:11Z-
dc.date.available2015-02-25pt_BR
dc.date.available2015-03-03T15:36:11Z-
dc.date.issued2013-05-03pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Clésio Ricardo de. O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano. 2013. 60 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18661-
dc.description.abstractAcross the centuries, Mathematics - exact science as it is - has become a determining role in the life of man, which forms to use suprir needs of their daily lives. With this trajectory, is characterized the importance of science as an instrument of recovery not only conteudstica, but also a mathematician to know that leads the apprentice to be a dynamic process of learning ecient, able to find solutions to their real problems. However, it is necessary to understand that mathematical knowledge today requires a new view of those who deal directly with the teaching-learning process, as it is for them - Teachers of Mathematics - desmistificarem the version that mathematics, worked in the classroom, causes difficulties for the understanding of students. On this view, we tried to find this work a methodology that helps students better understand the Quadratic functions and its applications in daily life. Making use of knowledge Ethnomathematics, contextualizing the problems relating to the content and at the same time handling the software GeoGebra, aiming a better view of the behavior of graphs of functions citedeng
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual do Rio Grande do Nortept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem. Matemática. Funções Quadráticas. GeoGebrapor
dc.subjectLearning. Mathematics. Quadratic Functions. GeoGebraeng
dc.titleO estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidianopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4363509444505545por
dc.contributor.referees1Santana, Fágner Lemos dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9444112594388983por
dc.contributor.referees2Santos, Joedson Silva dospt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0375482813716315por
dc.description.resumoAtravessando os séculos, a Matemática - como ciência exata que é - vem assumindo um papel determinante na vida do homem, que dela faz uso para suprir necessidades de sua vida diária. Com essa trajetória, fica caracterizada a importância dessa ciência como instrumento de valorização não só conteudística, mas também de um saber matemático que conduz o ser aprendiz a um processo dinâmico de aprendizagem e - ciente, capaz de buscar soluções para seus problemas reais. No entanto, necessário se faz compreender que o conhecimento matemático hoje requer um novo olhar daqueles que diretamente lidam com o processo ensino-aprendizagem, pois cabe a eles - professores de Matemática - desmistificarem a versão de que a Matemática, trabalhada na sala de aula, traz dificuldades para a compreensão do alunado. Sobre esse prisma, buscou-se com este trabalho encontrar uma metodologia que auxilie os alunos a entenderem melhor as Funções Quadráticas e suas aplicações no cotidiano. Fazendo-se uso dos conhecimentos etnomatemáticos, contextualizando os problemas referentes ao conteúdo e, ao mesmo tempo, manuseando o software GeoGebra, objetivando uma melhor visualização do comportamento dos gráficos das citadas funções.por
dc.publisher.departmentÁlgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Appears in Collections:PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ClesioRB_DISSERT.pdf789,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.