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dc.contributor.advisorCarvalho, Edilson Alves dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Maria Auxiliadora Ferreira dospt_BR
dc.date.accessioned2015-03-13T17:10:27Z-
dc.date.available2008-07-16pt_BR
dc.date.available2015-03-13T17:10:27Z-
dc.date.issued2008-03-14pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Auxiliadora Ferreira dos. Análise do processo de internalização de propostas de educação ambiental em escolas de Ensino Médio no município de Acaraú-CE. 2008. 113 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18853-
dc.description.abstractTo insert environmental education in the school is a very hard task, although the question has been largely discussed since some years ago. The main object of this research is limited to the way the contents of Environmental Education are inserted in school programs, as well as to assert that, as a law, it must be put in practice not only because it is obligatory, but because it is important to school programs, especially to Acaraú´s primary and secondary schools, having in view the importance of the natural resources in which schools are inserted and the development of ways to solve problems related to the quality of life of the dwellers of these places. It is important the study of the law 9795/99 on Environmental Education, passed on July 25th, 2005, by means of the decree no. 4.281, established in the Municipal Organic Law and other documents ruling the Environmental Education. Our purpose is to give orientation on Environmental Education to the above-mentioned schools aiming at the permanent formation about that subject, in order to constitute, in the future, a real net between school and community and to spread out concepts about sustainability. This way, poverty conditions should be faced as environmental problems, bringing about the relationship between natural resources and poverty. The making of shrimp beds, predatory fishing, swamp degradation and irregular occupation constitute elements to this research. The theoretic terms are based upon principles of Environmental Education, area sustainability and inter-disciplinarily and trans-disciplinarily in Environmental Sciences, which have been applied under the form of capacities and the presentation of documents, projects, maps, discussions and reflections about the mass social movements as a positive consequence of the implementation of this projecteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPescapor
dc.subjectDegradaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectLegislação Ambientalpor
dc.subjectFishingeng
dc.subjectDegradationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectEnvironmental Legislationeng
dc.titleAnálise do processo de internalização de propostas de educação ambiental em escolas de Ensino Médio no município de Acaraú-CEpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8251870927107490por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761201P6por
dc.contributor.referees1Nunes, Eliaspt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8446822254263130por
dc.contributor.referees2Cabral, Nájila Rejanne Alencar Juliãopt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069425289882917por
dc.description.resumoInserir educação ambiental no meio escolar é difícil, embora a questão seja amplamente discutida. O objeto desta pesquisa resume-se na discussão de como se processa a inclusão do conteúdo de Educação Ambiental nos planejamentos escolares, bem como compreender que a Educação Ambiental enquanto uma lei deve ser cumprida não só pela obrigatoriedade, mas por entender da sua importância no currículo escolar, em especial para as escolas de ensino médio no município de Acaraú, reconhecendo-se os recursos naturais nos ambientes em que as escolas se inserem e no desenvolvimento de artifícios para resolver problemas relacionados à qualidade de vida dos moradores desses espaços. É importante o estudo da Lei 9795/99 de Educação Ambiental regulamentada em 25 de junho de 2002 através do Decreto nº 4.281, da Lei Orgânica Municipal, e outros documentos que tratam da Educação Ambiental. Pretende-se trazer orientações em Educação Ambiental para essas escolas, com a finalidade da formação permanente de reflexões ambientais, constituindo uma verdadeira rede entre escola e comunidade na difusão de conceitos de preservação. As condições de pobreza devem ser encaradas como problemas ambientais, discutindo-se a relação riquezas naturais e pobreza dos indivíduos. Instalação de viveiros de camarões pesca predatória, degradação dos mangues e ocupações irregulares, constituíram elementos para esta pesquisa. O referencial teórico baseia-se em princípios de Educação Ambiental, sustentabilidade de áreas e Interdisciplinaridade/ transdisciplinaridade em Ciências Ambientais, os quais foram levados em forma de capacitações e apresentação de documentos, projetos, mapas, discussões e reflexões sobre os movimentos sociais de massa como conseqüência positiva da implantação desse projetopor
dc.publisher.departmentDinâmica e Reestruturação do Territóriopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
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