Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18857
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Edilson Alves dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Teresa Cristina Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2015-03-13T17:10:28Z-
dc.date.available2008-11-25pt_BR
dc.date.available2015-03-13T17:10:28Z-
dc.date.issued2008-05-21pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Teresa Cristina Ferreira da. O uso da representação cartográfica e a cartofobia: analisando a prática e a formação inicial docente na Geografia do ensino público em Teresina-PI. 2008. 189 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18857-
dc.description.abstractThis word has objective to analyzer the relevance of the use of the cartographic representations, in the constructions of the geographical knowledge, during the process of the teaching-learning in the classes of the Geographic of the High School, drawing liam with the formation docent of the regulars courses of teacher training in the regular courses of Degree in Geography. Delimit is the area of empiric search to College State Zacarias de Goes (CEZG) Liceu Piauiense, and to regulars courses of Degree in Geography of the University Federal of the Piauí (UFPI) and University State of the Piauí (UESPI), educational institutions of the public network, located in the city of the Teresina Piauí. Expression of the problematic searched is gaps to been demystified on the vision cartofógica, when has reference to use of the cartographic representations, in the practice, and the initial formation docent in the Geography. To analyze the dynamics of the use of the cartographic resources, tried demystify the Cartography while of the space during the teaching of discipline Geography. So, the lyam with the initial formation in the begree search understand the impasses of construction to academic know and the possibilities of the didactic transposition to the restructure of the know scholar to teacher who works in the Geography, trying to make the teaching of this discipline more interesting and valueeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectRepresentação cartográficapor
dc.subjectCartofobiapor
dc.subjectPrática e formação inicial docentepor
dc.subjectEnsino públicopor
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectCartography representationeng
dc.subjectCartographyeng
dc.subjectCartobobiaeng
dc.subjectPractice and training teacherseng
dc.subjectPublic educationeng
dc.titleO uso da representação cartográfica e a cartofobia: analisando a prática e a formação inicial docente na Geografia do ensino público em Teresina-PIpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761201P6por
dc.contributor.referees1Silva, Valdenildo Pedro dapt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7841947038984958por
dc.contributor.referees2Sousa, Margarete Ferreira do Vale dept_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0753451522915252por
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a relevância do uso das representações cartográficas, na construção dos conhecimentos geográficos, durante o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia do Ensino Médio, traçando liames com a formação inicial docente nos cursos regulares de Licenciatura Plena em Geografia. Delimitou-se a área da pesquisa empírica ao Colégio Estadual Zacarias de Góis (CEZG) - Liceu Piauiense, e aos cursos regulares de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), instituições educacionais da rede pública, localizadas na cidade de Teresina-Piauí. A expressão da problemática pesquisada está em lacunas a serem desmistificadas sobre a visão cartofóbica, quando faz referência ao uso das representações cartográficas, na prática, e formação inicial docente na Geografia. Ao analisar as dinâmicas do uso dos recursos cartográficos, tentou-se desmistificar a Cartografia enquanto representação do espaço durante o ensino da disciplina Geografia. Assim, o liame com a formação inicial na licenciatura busca compreender os impasses da construção do saber acadêmico e as possibilidades da transposição didática para a reestruturação do saber escolar pelo docente que atua na Geografia, procurando tornar o ensino dessa disciplina mais interessante e valorativopor
dc.publisher.departmentDinâmica e Reestruturação do Territóriopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
Appears in Collections:PPGe - Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TerezaCFS.pdf4.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.