Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19008
Título: De 'herdeiros' a 'quilombolas': identidades em conflito (Sibaúma - RN)
Autor(es): Cavignac, Julie Antoinette
Data do documento: 2006
Referência: CAVIGNAC, J. A. ; LINS, C. H. A. ; MAUX, A.. De herdeiros a quilombolas: identidades em conflito. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, 30., 2011, Sibaúma. Anais... Simbaúma, 2011.
Abstract: Durante a pesquisa realizada numa comunidade quilombola situada no litoral sul do estado do RN para fins de elaboração de um relatório técnico, notamos situações ímpares onde afloram conflitos e contradições na afirmação da identidade coletiva. Com o avanço do turismo de massa, as múltiplas degradações ambientais e a crescente especulação imobiliária, as famílias dos 'herdeiros' venderam suas terras, integrando-se, cada vez mais à dinâmica da economia regional. O processo de titulação e a atuação de órgãos oficiais despertaram a atenção de investidores, provocando um conflito aberto no grupo e obrigando os 'herdeiros' a se definir como 'quilombolas'. Apresentaremos os diferentes registros discursivos que são acionados em situação de enfrentamento e de faccionalismo, bem como analisaremos os aspectos políticos ligados à definição da identidade étnica, do território e das vias de sustentabilidade do grupo que se defronta hoje com modelos contrastivos de desenvolvimento
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19008
Aparece nas coleções:CCHLA - DANT - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
De_Herdeiros.pdf284,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.