Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19038
Título: A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias
Título(s) alternativo(s): The image of Brazil as tourism destination on the european tour operators' websites
Autor(es): Dantas, Andréa Virgínia Sousa
Chagas, Marcio Marreiro das
Palavras-chave: Imagem de destinos;Internet;Competitividade;Operadoras de turismo
Data do documento: 2-Jun-2009
Editor: Fundação Getúlio Vargas
Referência: CHAGAS, Marcio Marreiro das; DANTAS, Andréa Virgínia Sousa. A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo europeias. Observatório de Inovação do Turismo, Rio de Janeiro, v. 4, n.º 2, P. 1-19, jun. 2009.
Abstract: Este artigo busca discutir e analisar a imagem do Brasil como destino turístico, veiculada nos websites das principais operadoras de turismo europeias e as possíveis implicações no desenvolvimento turístico do País. A imagem de destinos turísticos é reconhecida internacionalmente, tanto por acadêmicos como por profissionais da área, como um dos aspectos mais importantes no processo de escolha de uma destinação, assim como na satisfação e possível repetição dela. No desenvolvimento deste estudo, foram utilizadas, essencialmente, abordagens qualitativas para analisar textos e imagens coletados na amostra. No entanto, abordagens quantitativas também foram levadas a cabo. Os resultados apontam que a imagem do Brasil como destino turístico, divulgada na internet, está ligada, em sua maior parte, a aspectos naturais, como sol, praias, florestas, cachoeiras e a algumas manifestações culturais. Desse modo, as palavras mais mencionadas nas descrições acerca do País estão relacionadas com sol, praia, fauna, flora, belezas naturais, no geral, e com o tão famoso jeitinho brasileiro de ser. A pesquisa demonstra que a imagem do Brasil está focada em poucos aspectos do enorme potencial atrativo do País. Nesse sentido, evidencia-se que outros atrativos poderiam ser mostrados ao mercado europeu, por meio dos websites das operadoras; mas não são contemplados ou o são de maneira insignificante
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19038
ISSN: 1980-6965
Aparece nas coleções:CCSA - DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImagemBrasilDestino_2009.pdf412,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.