Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19048
Título: Custos da qualidade: um estudo em um restaurante de grande porte da cidade de Natal-RN
Autor(es): Melo, Mariana Medeiros Dantas de
Souza, Fábia Jaiany Viana de
Araújo, Aneide Oliveira
Palavras-chave: Custos da qualidade em restaurante - Natal-RN
Data do documento: 2013
Referência: MELO, Mariana Medeiros Dantas de; SOUZA, Fábia Jaiany Viana de; ARAÚJO, Aneide Oliveira. Custos da qualidade: um estudo em um restaurante de grande porte da cidade de Natal-RN. Revista UNIABEU. Belford Roxo-RJ, v. 6, n. 12, p. 218-233, janeiro- abril, 2013. ISSN 2179-5037. Disponível em: <http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RU/article/view/732/pdf_368>. Acesso em: 19 maio 2015.
Abstract: Os custos da qualidade estão associados à busca da qualidade pelas empresas, sendo formado pelo somatório dos custos de prevenção, avaliação, falhas internas e falhas externas. Esta pesquisa tem como objetivo mensurar os custos da qualidade de um restaurante de grande porte localizado na cidade de Natal-RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada com uma das administradoras da empresa. Os resultados revelaram que a qualidade na empresa estudada é uma preocupação constante, sendo destacados como custos de prevenção a manutenção e a depreciação do forno combinado e da máquina para fabricação de sorvetes, treinamentos e cursos para os funcionários, licença para uso de sistemas de informações gerenciais, manutenção de sistemas de segurança e contratação de consultoria para implementação de ginástica laboral. Há ausência de mecanismos de auditoria interna para realizar inspeções periódicas na produção de alimentos e prestação de serviços. A avaliação ocorre de maneira contínua através dos opinários. Como falha interna pode ser visualizado o desperdício de alimentos. Conclui-se que a maior parte dos custos de qualidade da empresa pesquisada refere-se aos de prevenção
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19048
ISSN: 2179-5037
Aparece nas coleções:CCSA - DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CustosQualidadeEstudo_2013.pdf227,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.