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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Fabia Jaiany Viana de-
dc.contributor.authorFarias, Maria das Vitórias de Macedo-
dc.contributor.authorSteppan, Adriana Isabel Backes-
dc.contributor.authorSilva, Mauricio Correa da-
dc.date.accessioned2015-08-10T19:16:41Z-
dc.date.available2015-08-10T19:16:41Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSOUZA, Fabia Jaiany Viana de et al. A educação financeira e a sua influência na tomada de decisões. R. Cont. UFBA, Salvador, v. 5, n. 2, p. 81-95, maio/ago. 2011. ISSN 1984-3704. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rcontabilidade/article/viewArticle/5137>. Acesso em 14 maio 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1984-3704-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19124-
dc.description.abstractAs Finanças Comportamentais determinam que algumas variáveis econômicas não podem ser descritas pelas condições de equilíbrio da teoria moderna, uma vez que os agentes financeiros tomam decisões muitas vezes incompatíveis com aquelas baseadas em expectativas racionais. Essa pesquisa consiste em verificar se os indivíduos que possuem conhecimento financeiro apresentam menos erros sistemáticos no processo de tomada de decisões. Para tanto, a metodologia adotada constitui-se de um estudo descritivo, tendo como finalidade investigar, através de uma analise qualitativa, a influência da educação financeira na tomada de decisões. Para a coleta de dados, realizou-se a aplicação aleatória de questionários que continham 6 problemas que foram replicados da investigação de Kaheman e Tversky (1979) junto a uma amostra composta por 154 estudantes que foram divididos em dois grupos distintos: Grupo 1, estudantes do curso de Ciências Contábeis, que são pessoas com uma boa instrução financeira, e Grupo 2, estudantes dos cursos de Letras e Ciências Sociais, indivíduos teoricamente com baixo nível de instrução financeira. Os resultados obtidos evidenciaram que o grupo que possuía uma melhor instrução financeira, assim como toda amostra, preferiu escolher as decisões que apresentavam um ganho mais certo, ao invés de analisar qual das alternativas propostas proporcionava maior retorno, e a partir dessa análise, tomar a melhor decisão. Diante dos resultados, pode-se concluir que a educação financeira não influenciou a tomada de decisão da amostra pesquisada, pois foi possível constatar a presença de erros sistemáticos no processo de tomada de decisão, mesmo no grupo que apresentava uma melhor instrução financeirapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFinanças comportamentaispt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectTomada de decisõespt_BR
dc.titleA educação financeira e a sua influência na tomada de decisõespt_BR
dc.typearticlept_BR
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