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dc.contributor.advisorFossa, John Andrew-
dc.contributor.authorIbiapina, Wilter Freitas-
dc.date.accessioned2015-12-18T19:45:40Z-
dc.date.available2015-12-18T19:45:40Z-
dc.date.issued2014-07-17-
dc.identifier.citationIBIAPINA, Wilter Freitas. Uso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicação. 2014. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19492-
dc.description.abstractThis dissertation describes the construction of a alternative didactic incorporating a historical approach with the use of the Roman abacus for teaching multiplication to students of 2nd year of elementary school, through activities ranging from the representation of numbers to multiplying with the Roman abacus, for learning the multiplication algorithm. Qualitative research was used as a methodological approach since the research object fits the goals of this research mode. Concerning the procedures, the research can be seen as a teaching experiment developed within the school environment. The instruments used for data collection were: observation, logbook, questionnaires, interviews and document analysis. The processing and analysis of data collected through the activities were classified and quantified in tables for easy viewing, interpretation, understanding, analysis of data and then transposed to charts. The analysis confirmed the research objectives and contributed to indicate the pedagogical use of the Roman abacus for teaching multiplication algorithm through several activities. Thus, it can be considered that this educational product will have important contributions for the teaching of this mathematical content, in Basic Education, particularly regarding to the multiplication processpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectÁbaco romanopt_BR
dc.subjectMultiplicaçãopt_BR
dc.subjectAlgoritmopt_BR
dc.subjectAtividadespt_BR
dc.titleUso pedagógico do ábaco romano para ensino do algoritmo de multiplicaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICApt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4739080071880179-
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2466525106349625-
dc.contributor.referees1Noronha, Claudianny Amorim-
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169-
dc.contributor.referees2Silva, Georgiane Amorim-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2101604345855008-
dc.description.resumoO presente trabalho descreve a construção de uma alternativa didática a partir de uma abordagem histórica com o uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação para alunos do 2º ano do ensino fundamental, por meio de atividades que vai desde a representação dos números até a multiplicação com o ábaco romano, com o intuito de que os alunos aprendam o algoritmo de multiplicação. Foi utilizado como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto de pesquisa se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a pesquisa pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a observação, o diário de bordo, questionários, entrevista e a análise documental. O tratamento e análise dos dados colhidos por meio das atividades foram classificados e quantificados em quadros para facilitar a visualização, a interpretação, a compreensão, a análise desses dados e depois transposto para gráficos. A análise confirmou os objetivos da pesquisa e contribuiu para indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação através de um corpo de atividades. Assim, pode-se considerar que este produto educacional trará importantes contribuições para o ensino desse conteúdo matemático, na Educação Básica, sobretudo, com relação ao processo de multiplicação.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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