Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19634
Título: Análise de usabilidade de livro digital na EaD: aplicação da avaliação heurística proposta por Pechansky
Autor(es): Lacerda, Luciana Melo de
Palavras-chave: Educação a distância;Livro digital;Usabilidade
Data do documento: 29-Ago-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LACERDA, Luciana Melo de. Análise de usabilidade de livro digital na EaD: aplicação da avaliação heurística proposta por Pechansky. 2014. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Design) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: A Educação a Distância situa-se hoje em sua quinta geração, mediada pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste contexto tecnológico, encontra nos livros digitais uma potencial ferramenta interativa para a aprendizagem colaborativa. Sendo assim, este projeto foi realizado com o objetivo de analisar os ebooks produzidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN através da Secretaria de Educação a Distância – SEDIS. O presente estudo sucedeu-se em duas fases: em primeiro lugar, realizou-se uma pesquisa exploratória para sondar a leitura e o manuseio do material didático digital da EaD pelos alunos-usuários, disponível na plataforma Moodle da SEDIS. Em segundo lugar, analisou-se a amostra de um livro digital por meio da avaliação heurística. Esta pesquisa tem a intenção tanto de identificar possíveis problemas quanto sugerir soluções para os mesmos. Por último, é apresentado um relatório final com diagnóstico e sugestões para um projeto de design mais pertinente, a fim de otimizar o livro digital por meio de diretrizes de usabilidade aplicadas a materiais da EaD
Abstract: Nowadays the Distance Learning (DL) is in its fifth generation and New Information and Communication Technologies (NICT) mediate it. In this technological context it is then called Distance e-Learning (DeL). DeL has also in the e-books a potential interactive tool to the collaborative learning. So, this study was accomplished with the purpose of analyzing the e-books developed by SEDIS – Secretaria de Educação a Distância (Department of Distance Learning). This study was performed in two phases: Firstly it was done an exploratory study to check out the reading and the handling of digital e-learning material available to the student-users. These e-books are obtainable on SEDIS Moodle platform. Secondly, it was performed some analysis of an e-book sample by means of the heuristic evaluation. This research aims both to identify potential problems and give some suggestions to solve them. At last it is presented a final report with diagnosis and suggestions for a more applicable design in order to optimize the e-book by means of the distance e-learning usability guidelines
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19634
Aparece nas coleções:PPGD - Mestrado Profissional em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseUsabilidadeLivro_Lacerda_2014.pdf5,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.