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dc.contributor.advisorSilva, Luzia Guacira dos Santos-
dc.contributor.authorNascimento, Irys de Fátima Guedes do-
dc.date.accessioned2016-01-29T20:04:43Z-
dc.date.available2016-01-29T20:04:43Z-
dc.date.issued2014-07-28-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Irys de Fátima Guedes do. O processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprender. 2014. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19702-
dc.description.abstractEn los días actuales, la Educación Inclusiva hay sido eje de amplias discusiones, pues en ella, la educación es direccionada a todas las personas, con discapacidades o no. Por intermedio de ella, todos tienen derechos a una enseñanza de calidad y pueden compartir las mismas oportunidades de aprendizaje. Esta investigación tiene por objetivo hacer un análisis del proceso de enseñanza-aprendizaje de la lengua española en un contexto, en lo cual alumnos con y sin ceguera compartían el mismo espacio educacional. Es por lo tanto un investigación de naturaleza exploratória e cualitaviva, en la cual es utilizada como un herramienta para la recogida de los datos la entrevista semiestructurado con preguntas abiertas, realizada con los profesores de lengua española y sus alumnos ciegos. Como aporte metodológico utilizamos el Análisis Proposicional del Discurso – APD (PIRES, 2008) para que los datos pudieran ser analizados. Los resultados señalaron que, aunque los diferentes condicionantes, los alumnos ciegos, cuanto al proceso de enseñanza aprendizaje de la lengua española, presentan dificultades de orden estructural, personal y pedagógica semejantes. Evidenciado a partir de las declaraciones. También se constató una ausencia de preparación por parte de los profesores referentes a la utilización de recursos didácticos y estrategias de enseñanza que pudieran contemplar a las especificidades de aprendizaje de estos alumnos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectAlunos cegospt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para alunos cegos: narrativas do ensinar e aprenderpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6408495596543626-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1032425601643160-
dc.contributor.referees1Aguiar, Ana Lúcia Oliveira-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4844989882232997-
dc.contributor.referees2Silva, Camilo Rosa da-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Pires, José-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0563494422001471-
dc.contributor.referees4Martins, Lúcia de Araújo Ramos-
dc.contributor.referees4IDpt_BR
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028503466396532-
dc.description.resumoNa atualidade, a Educação Inclusiva tem se tornado cerne de muitas discussões, uma vez que, a educação passou a se direcionar a todas as pessoas, com ou sem deficiência. Por meio dela, todos têm direito a um ensino de qualidade e a possibilidade de dividirem as mesmas oportunidades de aprendizagem. Esta investigação teve por objetivo compreender como ocorreu o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola em um contexto, no qual alunos com e sem cegueira, dividiam o mesmo espaço educacional. Trata-se, portanto de uma investigação de natureza exploratória e qualitativa, na qual utilizamos como instrumento para a coleta das informações a entrevista semiestruturada com perguntas abertas, realizada junto aos professores de língua espanhola e seus alunos cegos. Como aporte metodológico, elencamos a Análise Proposicional do Discurso – APD (PIRES, 2008), para que os dados pudessem ser analisados. Os resultados mostraram que, apesar dos diferentes condicionantes, os alunos cegos, quanto ao processo de ensino aprendizagem da Língua Espanhola, apresentam dificuldades de ordem estrutural, pessoal e pedagógica semelhantes. Isto ficou evidente a partir das falas das entrevistas. Também, constatou-se um despreparo dos professores referente à utilização de recursos didáticos e estratégias de ensino que possam contemplar as especificidades de aprendizagem destes alunospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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