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dc.contributor.advisorStamatto, Maria Inês Sucupira-
dc.contributor.authorAlbano, Paula Lorena Cavalcante-
dc.date.accessioned2016-01-29T20:53:03Z-
dc.date.available2016-01-29T20:53:03Z-
dc.date.issued2015-02-24-
dc.identifier.citationALBANO, Paula Lorena Cavalcante. A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) . 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19704-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to search the school group Barão de Mipibú/RN, which is located in a city called São José de Mipibú. The aim of this work is to discuss about the use of education as a tool for the formation of the republican imaginary society norte-riograndense. We defined a period from 1909 through 1920. The choice of this work is about how this could be important to the Brazilian History of Education and local, as well as for Cultural History and extends to studies of everyday school life and history of school disciplines. Their achievement was through bibliography search and document analysis. The first was through a review of bibliography on the national and local historiography about the School Groups and productions of the Brazilian Republic. The last one, through the following sources, namely, just the same building of the school group Barão de Mipibú, furniture inventories, class daily, terms of visits of Education Directors and reports of the Directors, book Our History by Rocha Pombo, Educational Legislation, Legislative Congress posts, the decree of creation of School Groups, in particular Barão de Mipibú and the Group Model Augusto Severo, as well as the internal statute and finally, interviews with Alumni of the 50s. The study is inserted in the history of education and as the theoretical to assist in the analysis of sources on the imagination of the study, we looked for support in Jacques Le Goff (1994), Bronislaw Bazcko (1985), Cornelius Castoriadis (1982). At the end of this work it was possible to get the understanding that the Republican government found in the educational Field, one way to spread their ideals and collaboration in building the social Imaginary of the republic, which was constituted in the early twentieth century.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepúblicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.titleA educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1000374806306312-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7289548301555477-
dc.contributor.referees1Morais, Grinaura Medeiros de-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2113435776155178-
dc.contributor.referees2Chaves, José Olivenor Souza-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8156570206212452-
dc.contributor.referees3Paiva, Marlúcia Menezes de-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2624591870785039-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objeto de pesquisa o Grupo Escolar Barão de Mipibu/RN, que está localizado na cidade de São José de Mipibu. Discute a utilização da educação como instrumento para a formação do imaginário republicano na sociedade norte-riograndense. Definimos como recorte temporal o período de 1909-1920. A escolha do trabalho justifica-se pela sua importância para a História da Educação brasileira e local, bem como para a História Cultural e se estende aos estudos do cotidiano escolar e da História das Disciplinas escolares. A sua realização aconteceu por meio da pesquisa bibliográfica, com uma revisão de estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no final do século XIX e início do século XX. Como também pela análise documental, na qual utilizamos as seguintes fontes: prédio do Grupo Escolar Barão de Mipibu, Inventários de móveis, Diários de classe, Termos de visitas dos Diretores de Instrução e Relatórios dos diretores, Livro Nossa História de Rocha Pombo, a legislação educacional, mensagens do Congresso Legislativo, os Decretos de criação dos Grupos Escolares, o do Barão de Mipibu e o do Grupo Modelo Augusto Severo, e com o seu Regimento Interno e por fim, entrevistas com ex-alunos da década de 1950. O referido estudo se encontra inserido na História da educação e como aporte teórico para nos auxiliar na análise das fontes sobre no estudo do imaginário, buscamos nos apoiar em Jacques Le Goff (1994), Bronislaw Bazcko (1985), Cornelius Castoriadis (1982). Ao término do trabalho foi possível chegar à compreensão de que o governo republicano encontrou no âmbito educacional, um meio de disseminar os seus ideais e de colaboração para a construção do imaginário social da república, a qual estava se constituindo no início do século XX.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

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