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Título: A questão da instrumentalidade do Serviço Social e as dimensões práticosociais no exercício profissional do assistente social na área da educação
Autor(es): Medeiros, Izabelle Emanuele Santos
Orientador: Nicolau, Maria Célia Correia
Palavras-chave: Instrumentalidade;Serviço Social;Educação
Data do documento: 16-Jul-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Izabelle Emanuele Santos. A questão da instrumentalidade do Serviço Social e as dimensões práticosociais no exercício profissional do assistente social na área da educação. 2013. 211f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Esta dissertação versa sobre a análise da Instrumentalidade do Serviço Social e suas dimensões prático-sociais, tecidas e expressas na particularidade do exercício profissional dos assistentes sociais que atuam na área da Educação. Tomando como lócus da pesquisa empírica o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), tem por objetivo analisar como a Instrumentalidade do Serviço Social se particulariza no exercício profissional das assistentes sociais que atuam nos campi dessa instituição. A partir do método crítico dialético, através de processos de aproximações sucessivas com o real, buscou-se analisar no contexto da sociedade capitalista contemporânea, e em especial, na atual conjuntura que se insere a Educação Profissionalizante brasileira, se essa Instrumentalidade é de repostas ao projeto societário burguês ou é de mediação, balizada pela racionalidade crítico-dialética. Com a finalidade de subsidiar a base teórico-metodológica da investigação, as análises fundamentaram-se na pesquisa bibliográfica e revisão da literatura, e na pesquisa de campo, que envolveu o levantamento e análises de documentos institucionais, bem como entrevistas quantiqualitativas. As informações sistematizadas e analisadas revelaram as particularidades da categoria Instrumentalidade inseridas nos processos de trabalho das assistentes sociais que atuam na área da Educação.
Abstract: This dissertation focuses on the analysis of the instrumentality of Social Work and its practical-social dimensions, woven and expressed in the particularity of the professional practice of social workers in the field of Education. Taking as a locus of empirical research the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), the study aims to analyze how the instrumentality of Social Work is particularized in the professional practice of social workers in this institution. From the dialectical critical method, through processes of successive approximations to reality, we have analyzed in the context of contemporary capitalist society, especially in the current situation which includes the Brazilian Vocational Education, if such instrumentality brings answers to bourgeois society project or brings mediation, buoyed by the critical-dialectical rationality. In order to subsidize the theoretical and methodological basis of research, analyzes were based on review of the literature and field research, which involved a survey and analysis of institutional documents, as well as quantitative and qualitative interviews. The information systematized and analyzed revealed the specificities of the category instrumentality inserted in the work processes of social workers in the field of Education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19712
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