Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19784
Título: Para uma metapsicologia freudiana da experiência estética
Autor(es): Batista, Robson Henrique de Almeida
Orientador: Pellejero, Eduardo Aníbal
Palavras-chave: Filosofia;Psicanálise;Metapsicologia;Sublimação;Arte;Experiência estética
Data do documento: 5-Dez-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BATISTA, Robson Henrique de Almeida. Para uma metapsicologia freudiana da experiência estética. 2014. 143f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Há muito a arte já era tema de acirradas discussões filosóficas quando do surgimento da psicanálise no fim do século XIX. Com o avanço desta e seu eventual deslocamento do campo das patologias psíquicas para as produções da cultura, superpõe-se às então produções teóricas sobre a arte um discurso que implica novas categorias do acontecer psíquico no fazer artístico. Com o conceito freudiano de inconsciente todo fazer humano passou a ser concebido como comportando a marca do ser dividido que é o homem. Julgamos a experiência estética como indissociável desse fazer. E é por apostar na singularidade da abordagem psicanalítica no campo estético que nos aventuramos a propor uma descrição metapsicológica da experiência estética. Para tanto, devemos primeiramente compreender qual o critério que Freud utiliza para o uso do conceito de sublimação, este que consideramos um conceito chave para a análise da experiência estética. A experiência é dividida ainda na experiência estética do espectador, isto é, a contemplação, e a experiência do autor, isto é, a do criador da obra.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19784
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RobsonHenriqueDeAlmeidaBatista_DISSERT.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.