Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19794
Título: Antecedentes da intenção de uso de comentários de viagem on-line na escolha de um meio de hospedagem
Título(s) alternativo(s): Antecedents of the intention to use online travel reviews in choosing an accommodation
Autor(es): Silva, Marcela Martins
Orientador: Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
Palavras-chave: Internet;Comentários de viagem on-line;Modelo de aceitação tecnológica;Turismo on-line
Data do documento: 18-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Marcela Martins. Antecedentes da intenção de uso de comentários de viagem on-line na escolha de um meio de hospedagem. 2015. 96f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: A Internet está presente em todas as fases de um planejamento de viagem. O fato é que através dos constantes avanços tecnológicos, a atividade turística tem sofrido grandes mudanças. Isso é perceptível pelo crescente número de pessoas que compartilham suas experiências de viagem na Internet. O presente trabalho teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a intenção de uso dos Comentários de Viagens On-line (CVO) na escolha de um meio de hospedagem. Procurou investigar os comentários disponibilizados na internet direcionados para informações sobre serviços e produtos turísticos, especificamente sobre os meios de hospedagem. A pesquisa objetivou compreender os fatores influenciadores dos CVOs, no contexto brasileiro, através do Modelo de Aceitação Tecnológica, da Teoria Motivacional, Similaridade e Confiabilidade. A metodologia utilizada foi a de cunho exploratório-descritivo, abordagem quantitativa e pesquisa bibliográfica. O estudo utilizou a técnica de modelagem de equações estruturais Partial Least Squares (PLS), para testar e avaliar o modelo de pesquisa proposto. A coleta de dados foi realizada com 308 hóspedes, de cinco hotéis localizados em Ponta Negra (Natal/RN), que já utilizaram os CVOs na escolha de um meio de hospedagem. Das quinze hipóteses testadas, nove foram confirmadas e seis rejeitadas. Os resultados verificaram que os hóspedes entrevistados têm atitude e intenção de utilizar os CVOs na escolha de um estabelecimento hoteleiro.
Abstract: The Internet is present in each step of a trip planning. The constant technological advances has made major changes in the tourism industry. This is noticeable by the growing number of people who share their travel experiences on the Internet. This study has aimed to analyze the factors that influence the use of the Online Travel Reviews (OTR) in choosing an accommodation. It was done an investigation into the comments available on the internet about information on touristic products and services, specifically about accommodations. The research proposed to understand the influencing factors of OTR, in the Brazilian context, through the Technology Acceptance Model, Motivational Theory, Similarity, and Trustworthiness. The methodology used was a descriptive-exploratory study, with a quantitative approach, and bibliographic research. The study used a Structural Equation Modeling technique called Partial Least Squares (PLS), to test and evaluate the proposed research model. Data collection was performed with 308 guests hosted in five hotels in Ponta Negra (Natal/RN), who have used the OTRs in choosing an accommodation. The research tested fifteen hypotheses, where nine were confirmed, and six were rejected. The results showed that guests have attitude and intention to use the OTRs to choose an accommodation.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19794
Aparece nas coleções:PPGT - Mestrado em Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcelaMartinsSilva_DISSERT.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.