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Título: Um retrato do marginal brasileiro mediante o trabalho do ator com as personagens de Plínio Marcos em “Navalha na carne"
Autor(es): Nino, Berttony da Silva
Orientador: Fernandez, Ruben Figaredo
Palavras-chave: Ação física;Análise ativa;“Navalha na carne”;Plínio Marcos;Stanislavski
Data do documento: 13-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NINO, Berttony da Silva. Um retrato do marginal brasileiro mediante o trabalho do ator com as personagens de Plínio Marcos em “Navalha na carne". 2015. 149f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Esta dissertação apresentada tem como objeto de investigação o trabalho do ator na construção das ações físicas, conforme a metodologia desenvolvida por Constantin Stanislavski em sua análise da ação dramática, denominada “método da ação física”, aplicada às questões da representação cênica do marginal brasileiro, segundo o olhar “cruel” e realista/naturalista do dramaturgo Plínio Marcos. Partindo das circunstâncias dadas pelo universo Pliniano, a intenção é contribuir para a reflexão sobre o trabalho do ator na cena com as personagens marginais de “Navalha na carne”, destacando alguns aspectos importantes, que auxiliem na construção deste mundo ficcional. Deseja-se criar condições para a formação de um ator que potencialize na cena as contradições e conflitos desta obra. A investigação pretende partir do estudo teórico-prático como hipótese metodológica, produzindo reflexão crítica a partir do processo criativo do ator com a realização de um experimento cênico centrado na técnica psicofísica deste pedagogo russo. Assim, pretende-se lançar um olhar sobre o “método das ações físicas” com foco na sua última grande contribuição para a atuação, notadamente o procedimento da análise ativa, ao fazer uma leitura a partir de “Navalha na carne” por meio deste exercício cênico criativo, ampliando os estudos que se ocupam da arte do ator. Esta pesquisa faz uma explanação geral sobre a trajetória de Stanislavski até seu encontro com a ação física, ao mesmo tempo que, destaca os desencontros de entendimento do seu trabalho pelo mundo. Stanislavski desenvolveu inicialmente o “método” tendo como pano de fundo, a estética realista - uma relação de diálogo entre realidade e a cena – através de uma estilização que cria uma realidade teatral, e consequentemente, artística, e não de forma literalmente naturalista através de um mimetismo integral. Ou seja, o trabalho de representação na estética realista do teatro deve ser elaborado a fim de criar uma realidade teatralizada. Stanislavski entende que teatro é convenção, já que o trabalho do ator sobre si próprio deve estimular essa segunda natureza, a cênica.
Abstract: This thesis presented is to research the actor's work in the construction of physical actions, according to the methodology developed by Constantin Stanislavski in his analysis of dramatic action, called "method of physical action", applied to questions of scenic representation of the Brazilian marginal, according to the look "cruel" and realistic / naturalistic Plinio Marcos playwright. Based on the circumstances given by Pliniano universe, the intention is to contribute to the reflection on the actor's work on the scene with the marginal characters in "Razor in the Flesh", highlighting some important aspects, to assist in the construction of this fictional world. You want to create conditions for the formation of an actor that leverages the scene the contradictions and conflicts of this work. The research aims from the theoretical and practical study as a methodological hypothesis, producing critical reflection from the creative process of the agent with the realization of a scenic experiment focused on psychophysical technique of this Russian pedagogue. Thus, we intend to have a look at the method of physical actions focusing on his last great contribution to the work, especially the procedure of active analysis by doing a reading from "Razor in the Flesh" through this creative scenic exercise, extending the studies concerning the actor's art. This research is a general explanation about the trajectory of Stanislavski to his encounter with the physical action, while, highlights the inconsistencies of understanding of his work around the world. Stanislavski initially developed the "method" having as a backdrop, the realist aesthetic - a dialogue relationship between reality and the scene - through a style which creates a theatrical reality, and consequently, artistic, not literally naturalistic way through an integral mimicry. That is, the representation of work in realistic theater aesthetics should be developed in order to create a theatrical reality. Stanislavski believes that theater is convention, since the actor's work on himself should encourage this second nature, scenic.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19869
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