Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Francisco Ricardo Lins Vieira de-
dc.contributor.authorSilva, Rivânia de Sousa-
dc.date.accessioned2016-03-04T23:11:34Z-
dc.date.available2016-03-04T23:11:34Z-
dc.date.issued2014-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Rivânia de Sousa. Inclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEP. 2014. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19953-
dc.description.abstractThe current research developed in the Federal Institute of Paraíba – IFPB, João Pessoa Câmpus, aimed at analyzing the inclusion of students with disabilities in undergraduate courses based on the TEC NEP Action. It departs from the discussion about professional and special education in an inclusive perspective, focusing on people with disabilities, in the social context of these two modalities of education, considering the world scenario and the current Brazilian educational policy. It discusses the TEC NEP Action within the national and local context through the analysis of the official documents with the objective of getting familiarized and evaluating the process of educational inclusion in the IFPB João Pessoa Câmpus. The theoretical reference used contributed to the analysis of the policy which focused on inclusion in federal undergraduate institutions for professional education. The methodology used presents a qualitative analysis, having as subject of the research students with disabilities from undergraduate courses in the IFPB João Pessoa Câmpus who are supported by NAPNE. The results based on the analyzed data show that volunteer students from this research evaluate their process of inclusion in the appointed institution as positive, in spite of challenges specially the ones related to architectural barriers. It is concluded that the foundation of the House for Supporting People with Special Education Needs – (NAPNE) through the TEC NEP Action had crucial importance in the basis for the discussion about inclusion in the institution, widening the vision towards the demands of students with disabilities in order to facilitate access, permanence and academic success of these students.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectAção TEC NEPpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleInclusão de estudantes com deficiência no Instituto Federal da Paraíba a partir da ação TEC NEPpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2499681653858138-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6848746516562543-
dc.contributor.referees1Nunes Sobrinho, Francisco de Paula-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8762584666975203-
dc.contributor.referees2Martins, Lúcia de Araújo Ramos-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028503466396532-
dc.contributor.referees3Carvalho-Freitas, Maria Nivalda de-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9726167396041575-
dc.contributor.referees4Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva-
dc.contributor.referees4IDpt_BR
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0351736925269307-
dc.description.resumoEsta investigação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Câmpus João Pessoa objetivou analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência nos cursos superiores a partir da implantação da Ação Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Ação TEC NEP). Inicia com a discussão a respeito da educação profissional e da educação especial numa perspectiva inclusiva, voltada para pessoas com deficiência, no contexto histórico dessas duas modalidades de educação, considerando o cenário mundial e a política educacional brasileira vigente. Apresenta a Ação TEC NEP no âmbito nacional e local, através da análise dos documentos oficiais com o propósito de conhecer e avaliar o processo de inclusão escolar no IFPB Câmpus João Pessoa. O referencial teórico utilizado contribuiu na análise das políticas voltadas para a inclusão nas instituições de ensino superior da rede federal de educação profissional. A metodologia empregada apresenta uma abordagem qualitativa dos dados, através do método Estudo de Caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação espontânea, entrevistas e análise documental, tendo como participantes alunos com deficiência dos cursos superiores do IFPB Câmpus João Pessoa atendidos pelo NAPNE. Os resultados a partir dos dados analisados apontam para a constatação de que os alunos participantes dessa pesquisa avaliam positivamente seu processo de inclusão escolar na instituição investigada apesar das dificuldades e entraves especialmente das barreiras arquitetônicas. Conclui-se que a criação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), através da Ação TEC NEP teve fundamental importância para pautar na instituição a discussão acerca da inclusão dando maior visibilidade às demandas dos alunos com deficiência para facilitar o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico desses alunos no IFPB câmpus João Pessoa.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RivaniaDeSousaSilva_DISSERT.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.