Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20063
Título: Divulgação científica para empoderamento institucional: o discurso da revista Darcy e a midiatização da academia
Autor(es): Rossetti, Emili Adami
Orientador: Maia, Kenia Beatriz Ferreira
Palavras-chave: Saber-poder;Imagem;Mídia;Comunicação organizacional
Data do documento: 22-Abr-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ROSSETTI, Emili Adami. Divulgação científica para empoderamento institucional: o discurso da revista Darcy e a midiatização da academia. 2015. 136f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: A ciência tem se mantido em posição hegemônica entre as diversas formas de conhecimento que possibilitam perceber nosso entorno. Após um movimento de introversão do campo científico, que oportunizou o empoderamento da academia, é crescente a discussão, na atualidade, sobre a necessidade de se divulgar o conhecimento da área para a sociedade. Nosso estudo se propõe a observar o discurso de divulgação científica institucional, levando em consideração as condições históricas que possibilitaram a emergência da ciência como legítima observação da natureza e do homem, bem como a outorga de credibilidade à mídia. Para tanto, temos como objeto de estudo os textos de editoriais da revista Darcy, de divulgação científica e cultural da Universidade de Brasília. Voltamo-nos para a observação do discurso de compartilhamento de saber pela mídia, abordando, para tal, os conceitos de campo, de Bourdieu, e de “profanação”, de Agamben, em consonância com noções da área de comunicação organizacional. Além deles, os conceitos de dispositivo, discurso e saber-poder empregados têm como base os estudos da escola francesa que os associam à necessidade de se pensar o poder como relação entre o discursivo e o nãodiscursivo, tendo Michel Foucault como importante expoente deste pensamento. A pesquisa, apoiada da Análise do Discurso de escola francesa, leva-nos a perceber um processo de mútua validação dos discursos científico e jornalístico, que se associam ao fortalecimento da própria instituição e do próprio campo científico, em textos que têm como pano de fundo o fortalecimento da imagem e da reputação institucionais.
Abstract: Science has remained in hegemonic position among the various forms of knowledge that enable us perceive our surroundings. After a growing movement of introversion of the scientific field, which enabled the empowerment of the academy, it is growing today the discussion about the need to spread knowledge of this area to society. Our study aims to observe the discourse of institutional science communication, taking into account the historical conditions that made possible the emergence of science as legitimate observation of nature and of man and also the credibility granted to the media. Therefore, we have as our study object the editorials of the Darcy magazine, for scientific and cultural journalism of the University of Brasilia. We focused on observing the discourse of knowledge sharing by the media, using the concepts of field, from Bourdieu’s work, and Agamben’s "profanation" together with notions from the organizational communication area. Also, the concepts of dispositive, discourse and knowledge-power used are based on the studies from the French school which associate them to the need of thinking power as a relation between what is and what is not said, having Michel Foucault as an important exponent of this area. The research, which uses as a method the Discourse Analysis, shows us a process of mutual validation of the scientific and journalistic discourses, which contribute to the strengthening of the institution itself as well as the scientific field, in texts which have as a backdrop the institutional image and reputation.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20063
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmiliAdamiRossetti_DISSERT.pdf3,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.